Menu

Clair Obscur: Expedition 33 é desclassificado do Indie Game Awards 2025 por uso de IA

O jogo Clair Obscur: Expedition 33, que vinha acumulando grandes conquistas na temporada de premiações, foi desclassificado do Indie Game Awards 2025 por conta do uso de inteligência artificial generativa durante seu processo de produção. A decisão foi anunciada após uma atualização no FAQ do site oficial do evento.

Na última quinta-feira (18), o título havia sido consagrado com os prêmios de Jogo do Ano e Melhor Jogo de Estreia no Indie Game Awards. No entanto, a celebração teve um desfecho inesperado.

Segundo a organização do Indie Game Awards, o evento mantém uma política rigorosa contra o uso de IA gerada por computador em qualquer etapa relacionada à indicação dos jogos e à própria cerimônia. Em comunicado oficial, os organizadores afirmaram que, embora a desenvolvedora Sandfall tenha garantido inicialmente que não utilizou IA generativa no desenvolvimento de Clair Obscur: Expedition 33, houve uma mudança de posicionamento no dia do evento.

De acordo com o IGA, a Sandfall admitiu ter recorrido à inteligência artificial para a criação de algumas imagens durante a produção do jogo. Apesar de esses elementos terem sido posteriormente removidos, a organização avaliou que a prática viola diretamente as regras estabelecidas pela premiação.

“Embora os recursos em questão tenham sido removidos posteriormente e o jogo seja excelente, ele contraria as regras estabelecidas“, afirmou a organização em nota.

Com isso, o Indie Game Awards decidiu retirar oficialmente os prêmios de Jogo do Ano e Jogo de Estreia de Clair Obscur: Expedition 33. Os troféus passaram, então, para os segundos colocados de cada categoria: Sorry, We’re Close ficou com o prêmio de Melhor Jogo de Estreia, enquanto Blue Prince foi reconhecido como Jogo do Ano.