O marqueteiro João Santana está no radar de Ciro Gomes. Os dois vêm se encontrando com frequência em São Paulo, onde Ciro mora há mais de dez anos, dividindo sua rotina com Fortaleza, cidade onde mantém residência há cerca de 30 anos, no mesmo prédio, na Praia de Iracema.
Com trajetória profissional que passa pelas redações de grandes jornais e revistas, João Santana acabou se destacando no marketing político, sendo considerado o profissional de sua geração que mais elegeu presidentes. Comandou diretamente o marketing vitorioso de oito eleições presidenciais, o que lhe confere posição de destaque no ranking mundial da atividade. Foi o coordenador das campanhas de Lula (2006) e Dilma Rousseff (2010 e 2014), no Brasil; Hugo Chávez (2012), na Venezuela; Mauricio Funes, em El Salvador; Danilo Medina, na República Dominicana; e José Eduardo dos Santos, em Angola.
Preso pela Operação Lava Jato em fevereiro de 2016, João Santana foi solto em agosto do mesmo ano, passando a cumprir medidas cautelares após pagamento de fiança e assinatura de acordo de colaboração premiada com a Justiça, homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2017. Foi absolvido das acusações de corrupção e organização criminosa e condenado por lavagem de dinheiro, relacionada ao recebimento de pagamentos em caixa dois nas campanhas do PT. As condenações foram anuladas em janeiro de 2024, por decisão do ministro Edson Fachin.
Ciro ainda não decidiu se pretende disputar as eleições de 2026. Derrotado na última eleição, com votação baixa no país e especialmente no Ceará, chegou a anunciar aposentadoria da política, mas tem afirmado que pretende reavaliar a possibilidade de disputar um novo mandato de governador.
Evandro preocupado com o caixa
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, ao inaugurar a Inspetoria de Salvamento no Mar, voltou a externar críticas à administração do ex-prefeito José Sarto. “Recebi uma cidade destruída financeiramente, com o patrimônio comprometido nas áreas da educação, da saúde, praças, ruas e avenidas esburacadas”, afirmou.
Segundo Evandro, os governos Lula e Elmano de Freitas foram fundamentais para ajudar a cidade a sair do caos. “Sou grato à parceria com o presidente Lula e o governador Elmano. Isso me permitiu economizar e pagar mais de R$ 1 bilhão a fornecedores, além de renegociar dívidas com bancos”, desabafou.
O estilo humilde de Amílcar Silveira: ‘sou um agricultor, um matuto’
O agropecuarista cearense Amílcar Silveira viveu uma semana de fortes emoções. Tomou posse para o segundo mandato na presidência da Federação da Agricultura do Ceará (Faec), assumiu a vice-presidência nacional da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a presidência do Instituto CNA, em Brasília.
Durante um almoço com representantes do setor, afirmou que não era momento de festa, mas de assumir missões. “Sigo sendo um agricultor, um matuto”, disse, demonstrando humildade — uma das virtudes mais marcantes dos homens de sucesso.
UFC precisa liberar a praça
A Universidade Federal do Ceará (UFC) inaugurou recentemente a Praça Cultural São Pedro, espaço provisório no terreno do antigo Edifício São Pedro, na Praia de Iracema, em Fortaleza. A iniciativa marca o início do Campus Iracema, que abrigará centros de cultura e ciência até a construção definitiva do complexo, com projetos para o Labomar e o Instituto de Cultura e Arte (ICA).
O espaço ficou bonito, bem cuidado, mas a universidade instalou uma cerca e fechou o acesso ao público. Está errado. A praça precisa ser aberta à população.
Elmano: ‘o debate será bom para mostrar a diferença entre os que fazem e os que só falam’
Questionado sobre os possíveis adversários no debate eleitoral de 2026, o governador Elmano de Freitas foi direto. “O povo vai ver uma boa discussão. O debate será importante para mostrar a diferença entre os que trabalham, fazem entregas, e os que só falam”, afirmou.
Chagas acertou com a campanha ‘não para, não para!’
A campanha de divulgação das ações do Governo do Estado do Ceará, com o refrão “não para, não para!”, ganhou repercussão nacional. O Governo de São Paulo e a Prefeitura do Rio de Janeiro adotaram o mesmo conceito. O secretário Chagas Vieira comemorou o sucesso.
Aldigueri no Natal
Há 19 anos, o deputado Romeu Aldigueri abre as portas de sua casa, no município de Granja, para receber crianças no Natal. Ele não divulga números nem aceita exposição. As filas são sempre gigantescas. “Desde 2007, minha casa tem as portas abertas no Natal. Há 19 anos entregando amor, esperança e sorrisos às crianças de Granja e região”, declarou em suas redes sociais.
Cirilo e Maurição encontram Cid Gomes
O senador Cid Gomes se reuniu com duas importantes lideranças do Sertão Central para tratar da montagem de chapas para a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e para a Câmara Federal. Cirilo Pimenta e Maurição farão parte da coordenação da campanha na região.
