Menu

Em parceria com Estado e União, Maracanaú prevê realização de 480 cirurgias até março

O município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), pretende realizar 480 procedimentos cirúrgicos até o mês de março do próximo ano. Na última sexta-feira (19), o governador Elmano de Freitas (PT) participou do lançamento do mutirão de cirurgias na cidade.

As especialidades ofertadas são cirurgia geral, urologia e ginecologia. O mutirão é feito por meio da Prefeitura de Maracanaú, em parceria com o Governo do Estado e a União. O pontapé inicial para o mutirão foi dado no Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda.

Intitulada “Mais Saúde”, a iniciativa tem como objetivo diminuir a fila de cirurgias para a população. O evento também contou com as presenças da secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho; do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (União Brasil); e de outras autoridades.

Em seu pronunciamento na ocasião, o governador Elmano parabenizou o prefeito pelo trabalho e ressaltou a importância do momento para a população maracanauense. Como destacou o chefe do Executivo cearense, o Estado, que fazia 90 mil cirurgias por ano, já ultrapassou 155 mil em 2025.

“O que quero é que possamos, neste primeiro momento, diminuir o tempo de espera nesta fila. Cada cirurgia que é feita é uma família aliviada”, frisou o governador.

A secretária Tânia comemorou a ação e afirmou que, com a medida, Maracanaú vai poder realizar as solicitações de cirurgias da população “de forma segura”. “Espero que esse seja o primeiro de muitos mutirões. Obrigado prefeito e aos profissionais do hospital. Vamos acolher bem e humanamente os nossos pacientes”, acrescentou.

Desde 2023 até dezembro de 2025, mais de 436 mil cirurgias já foram realizadas em todo o Ceará.