Sob forte chuva, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), inaugurou, na manhã deste sábado (20), a nova sede reformada da Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA) da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), na Praia de Iracema. O espaço serve para acolher equipamentos de salvamento e veículos, além de ser usado para a formação dos guarda-vidas.
A reforma, iniciada em julho de 2025, contemplou um novo layout, totalmente adaptado às necessidades dos servidores e às atividades desempenhadas pela inspetoria, que é responsável pelo salvamento aquático ao longo da orla da capital. A execução dos serviços foi feita pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), com financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF).
A nova estrutura conta com recepção, sala do comandante, sala administrativa, copa, área de serviço, depósito, vestiários, banheiro acessível e estacionamento para motos aquáticas, quadriciclo e viaturas. “Era um espaço que estava praticamente deteriorado. Cerca de 80% das rede de edificações da Prefeitura de Fortaleza estava em condições caóticas”, disse Evandro, na inauguração. O gestor recebeu um flutuador, símbolo dos guarda-vidas.
A obra incluiu ainda nivelamento do piso na entrada voltada ao calçadão, serviços de fundação e reforço estrutural, troca de cobertura, instalação de novas esquadrias, pisos, forro e portões, além de pintura interna, restauração e pintura da fachada voltada para a Rua dos Pacajus, aplicação de nova identidade visual e instalação de aparelhos de ar-condicionado.
Simbolismo
A entrega da sede reformada ocorre no mês em que a ISA completou 57 anos de serviços, sendo a inspetoria especializada mais antiga da Guarda Municipal de Fortaleza. Em 2025, sua atuação apresentou resultados expressivos. Entre janeiro e novembro, foram realizados 464 salvamentos no mar, superando todo o ano de 2024, que registrou 387 ocorrências.
Além disso, foram realizados 21 atendimentos pré-hospitalares, com prestação de primeiros socorros em situações emergenciais. Tudo isso com uma equipe de 83 profissionais. “Vocês que salvam vidas. Eu quero agradecer pelo importante trabalho que fizeram”, completou o gestor da capital cearense.
Os guarda-vidas atuam diariamente, das 8h às 17h, em postos fixos distribuídos ao longo da orla, entre os bairros Barra do Ceará e Mucuripe, incluindo pontos como Barra do Ceará, Carapebas, Havaizinho, Praia dos Crush, Jangada, Praia de Iracema, Ponta Mar e Náutico, utilizando equipamentos adequados, como flutuadores e nadadeiras.
A inspetoria também presta apoio ao Projeto Praia Acessível, que promove inclusão e lazer para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. A iniciativa oferece esteiras e cadeiras anfíbias para banho de mar assistido e funciona de quarta a domingo, na Praia do Lido, também conhecida como Praia dos Crush, em frente ao Centro Cultural Belchior, na Praia de Iracema.
