Menu

Hospital Cesar Cals: secretária aguarda laudos para definir sobre reforma

A secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, informou neste sábado (20) que está aguardando os laudos do Corpo de Bombeiros e uma análise da Superintendência de Obras Públicas (SOP) para discutir uma possível reforma no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), de Fortaleza. O equipamento sofreu com um incêndio no início do mês de novembro.

Durante o encontro do secretariado do governador Elmano de Freitas (PT), Tânia concedeu entrevista coletiva e detalhou a situação do hospital.

“Antes do que aconteceu a gente já tinha ido com a SOP lá, 20 dias antes, para ver o que a gente precisa fazer de reformas e como ia fazer o cronograma de reforma do hospital”, lembrou a gestora.

O incêndio mudou a perspectiva em relação ao hospital. “Agora, a gente vai sentar para ver o que a gente realmente pode reformar, o que precisa derrubar pra construir, se for preciso, porque a determinação do governador é que não haja fechamento de hospital. Então, a gente precisa saber o que daquela área poderemos aproveitar pra definir as ações que teremos naquele hospital”, completou.

Relembre

No último dia 13 de novembro, ocorreu um incêndio na subestação de energia do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC). Apesar do susto, nenhuma área assistencial foi atingida e também não houve feridos.

Populares e trabalhadores ajudaram no resgate de bebês, sendo transportadas em incubadora, que foram levados inicialmente com as mães ao Centro Municipal de Pequenos Negócios, popularmente conhecido como Beco da Poeira.

A unidade

O Hospital César Cals é uma unidade terciária de alta complexidade da rede pública do Ceará, referência em Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Neonatologia. Hoje, é considerado o equipamento de saúde mais antigo da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Entre seus serviços especializados estão o Banco de Leite Humano, o Serviço de Vigilância Epidemiológica, o Serviço de Medicina do Trabalho e o Centro de Estudos e Pesquisa.

O hospital também oferece iniciativas voltadas para mães e bebês, motivo de a unidade ter crianças no momento do incêndio. Entre esses serviços estão o Programa de Atendimento Domiciliar, o Método Canguru e a Casa da Gestante.