A deputada federal Fernanda Pessoa, aliada do Governo Elmano de Freitas, vai assumir a presidência do União Brasil no Ceará, em 2026. Atualmente, o partido é presidido pelo ex-deputado federal Capitão Wagner, opositor ao grupo governista. Além disso, a direção nacional definiu que o seu colega de bancada Moses Rodrigues (União Brasil) deverá ser o presidente da federação União Progressista – entre União Brasil e PP – no Estado.
A mudança foi definida após Fernanda Pessoa e Moses Rodrigues se reunirem com o presidente nacional da legenda, Antônio Rueda, segundo informação repassada pela própria parlamentar ao Opinião CE. A previsão é de que, no máximo, até o início do próximo ano, já esteja tudo batido.
“Tivemos reunião essa semana, muito boa, bem demorada. Pontuamos vários pontos para a gente trabalhar a questão de crescer o partido no Estado e unirmos um número significativo para fazer tanto de deputado federal e estadual”, disse Fernanda, sobre a conversa com Rueda.
Segundo Fernanda, o presidente nacional, Antônio Rueda, tem conversado com outras lideranças, como o vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, e com Ciro Nogueira, presidente do PP, partido que vai federar com a legenda de Rueda, formando a União Progressista.
“Como somos do diálogo, temos conversado com muitas pessoas. Ele [Rueda] tem escutado pessoas de outros partidos”, afirmou, detalhando que “não foi uma decisão só do presidente”.
Ainda de acordo com a deputada o posicionamento foi tomado não é somente para o Ceará. “Foi Nordeste e Brasil como um todo”, destacou. “É um contexto como um todo, para fortalecer o partido”, acrescentou a deputada.
Com a mudança, a tendência é que o partido se aproxime ainda mais do atual governo. Atualmente, além de Fernanda e Moses, a sigla conta com os deputados Danilo Forte e Dayany Bittencourt, na Câmara dos Deputados. Esta última, esposa de Capitão Wagner, faz oposição ao governo Lula em Brasília.
Na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), os deputados Sargento Reginauro, Felipe Mota e Heitor Ferrer compõem o grupo de oposição, enquanto Firmo Camurça faz parte do foda base do governo de Elmano de Freitas. O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, pai da deputada Fernanda Pessoa, também tem se mostrado aliado do chefe Poder Executivo cearense.
Apesar da mudança, Fernanda ressaltou que deseja que o Capitão Wagner e seu grupo sigam filiados ao União Brasil. Além dos parlamentares, recentemente o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, se uniu à sigla em oposição ao governo estadual.
