Menu

Ceará amplia empregos no audiovisual com nova empresa e Plano de Carreira para servidores

A sanção da lei que cria a Empresa Cearense do Audiovisual (ECAVI) inaugura uma nova etapa para o setor cultural e para a economia criativa no Ceará. Assinada pelo governador Elmano de Freitas (PT) nesta sexta-feira (19), a medida busca estruturar políticas públicas permanentes para um segmento que se destaca pela capacidade de gerar emprego e renda.

Vinculada à Secretaria da Cultura do Estado (Secult), a ECAVI institui o inédito Plano de Cargos e Carreiras (PCC) para os servidores da Secult. O PCC foi inaugurado para reforçar o protagonismo da Cultura enquanto setor estratégico de transformação social, econômica e educacional.

Segundo a secretária da Cultura, Luisa Cela (PT), a criação da empresa atende a uma reivindicação antiga do setor. “É uma luta histórica, de décadas, e que a gente finaliza o terceiro ano de gestão consolidando, para que no próximo ano seja implantada uma melhoria. Mais uma vez, o Ceará sendo pioneiro no Brasil, a primeira Secretaria de Estado que institui uma carreira própria para servidores e servidoras da cultura”, destacou.

Foto: Carlos Gibaja | Casa Civil

Em entrevista ao Opinião CE, a secretária destacou que o alcance da política pública vai além dos nomes mais conhecidos do cinema cearense. “Isso é um mito que se constrói sem olhar para os dados. A Secretaria investiu cerca de R$ 15 milhões no fomento à produção, à circulação, aos cineclubes e à formação”, disse.

Durante a cerimônia de sanção, Elmano destacou que o Ceará já acumula reconhecimento internacional na área e que a criação da empresa permitirá maior presença do poder público no apoio às produções. Segundo o governador, a iniciativa amplia as oportunidades de trabalho e renda, ao mesmo tempo em que valoriza a identidade cultural cearense.

A proposta contempla não apenas o cinema, mas também publicidade, televisão, games, inovação e tecnologia. A expectativa do governo é que a ECAVI entre em funcionamento já no próximo ano, impulsionando a economia criativa e ampliando a geração de empregos diretos e indiretos.