O prefeito de Horizonte, Nezinho Farias (PSB) respondeu em entrevista ao Opinião CE que o Polo Automotivo do Ceará inicia a produção dos carros no 1° semestre de 2026, entre janeiro e março. Os veículos serão vendidos para todo o Brasil e para o exterior.
A primeira marca, o Chevrolet Spark EUV já começa a ser produzida nos meses de janeiro e fevereiro. O segundo tipo de carro, Chevrolet Captiva, inicia produção apenas em março e abril.
Em cerimônia de abertura do Polo Automotivo do Ceará com a Planta Automotiva do Ceará (PACE) o prefeito falou da importância do projeto para o município.

“Hoje é um dia especial para o Estado do Ceará, mas é um dia histórico para Horizonte. A minha palavra hoje é de gratidão pela oportunidade de termos um Polo Automotivo do Ceará aqui em nosso município. Eu só posso agradecer ao senhor, presidente, e ao governador Elmano”, concluiu.
O Chevrolet Spark EUV será o primeiro modelo produzido na PACE, conforme anúncio feito pela General Motors (GM). A primeira fase será realizada na modalidade SKD (Semi Knocked-Down), em que o carro chega parcialmente montado em kits, com o planejamento futuro de que o carro seja fabricado integralmente no país.
O modelo vem equipado com motor elétrico de 101 cv, autonomia de 258 km aferida pelo Inmetro e itens tecnológicos como câmeras 360º e central multimídia com telas de 10,1 e 8,8 polegadas.
Também conta com sistemas de segurança, entre eles frenagem automática de emergência e controle de cruzeiro adaptativo.
APOIO NACIONAL
Anunciada em agosto de 2024, a previsão é de R$ 400 milhões em investimentos do governo federal. A expectativa é de até 9 mil empregos gerados, dado que foi celebrado pelo presidente Lula.

Durante sua fala, ele citou também a retomada dos investimentos no setor automobilístico no país e celebrou a inauguração de mais uma planta automotiva.
“Estou muito orgulhoso de estar aqui, pois não há nada mais sagrado do que o emprego. É o emprego que dá dignidade ao homem e à mulher, que podem chegar ao fim do mês com o suor do seu trabalho e garantir o sustento de suas famílias”, disse.
