Com as presenças do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), e do governador Elmano de Freitas (PT), estudantes da Rede Municipal de Ensino participaram da solenidade de formatura do Ensino Fundamental, marcando a passagem de 20.959 para o Ensino Médio. A cerimônia ocorreu na tarde desta quinta-feira (18), no Centro de Formação Olímpica (CFO), localizado no bairro Boa Vista.
Durante o evento, batizado de “Celebrar, Agradecer e Avançar”, o prefeito da capital cearense parabenizou os alunos concluintes, desejando sucesso na nova etapa da trajetória educacional. “Quero parabenizar cada um de vocês, cada um dos familiares, os alunos. Esse é um momento muito simbólico. Para que isso acontecesse foi preciso o auxílio de cada professora, professor, diretores e coordenadores e agradeço muito a eles. Também agradeço o nosso governador Elmano por todo cuidado com Fortaleza”.
O evento, ainda, homenageou todos que participaram e também construíram a trajetória dos estudantes dentro da rede municipal de educação, como familiares, professores, coordenadores, diretores, porteiros, agentes de equidade e demais profissionais da escola.
Ao final do pronunciamento, houve a entrega simbólica dos alunos concluintes do 9º ano ao Governo do Estado. O gesto representou a transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio.
Ana Emilyn, de 15 anos, aluna da Escola Rogaciano Leite, do bairro José Walter, confessou nervosismo para o próximo passo, mas também otimismo. “As novas matérias me deixam nervosa, é verdade, mas também sei que vai ser muito bom pra mim. Essa nova fase vai ser puxada, mas vai ser bom”, concluiu com bom humor.
Investimento no futuro
No discurso voltado aos estudantes, o governador Elmano de Freitas assegurou acesso ao Pé-de-Meia. A iniciativa foi apresentada como estímulo à permanência na escola. “Que orgulho ver esse ginásio com tantos jovens que alcançaram esse resultado importante. Vocês podem ter certeza: na nossa escola do Estado vocês vão ter o Pé-de-Meia”, destacou
“Além disso, todos vocês vão receber um tablet com chip de conectividade. Com o novo fardamento, também um tênis para cada um. Que vocês levem a gratidão no coração a todos aqueles que ajudaram para que vocês pudessem chegar aqui. Sejam muito bem-vindos e bem-vindas”, destacou o chefe do Executivo.
O governador ainda reforçou os investimentos que tem sido feitos na educação. Por exemplo, citou que, atualmente, 531 escolas estaduais atuam em regime de tempo integral. Outro dado apresentado pelo gestor lembrou que, em 2024, 24.403 estudantes da rede estadual foram aprovados no ensino superior. Destes, 136 conseguiram uma vaga para graduação em Medicina. Neste ano, o Ceará foi líder em inscrições no Enem, com uma taxa de 96,87%.
A fala do governador abordou ainda valores sociais e direitos humanos. O pedido foi para que os jovens integrem uma geração que diga não ao feminicídio. A mensagem incluiu o enfrentamento ao racismo e à LGBTfobia.
O pronunciamento reforçou a importância do respeito às mulheres. A defesa de uma convivência sem preconceitos foi central na mensagem. Ao encerrar o discurso, Elmano de Freitas destacou educação e cidadania como caminhos inseparáveis.
Diretora da Escola Municipal Faustino Albuquerque, Nara Thalita reforçou o desejo de que os jovens continuem no bom caminho em busca de uma vaga na faculdade. “Hoje é um dia de comemorar. Nossa expectativa é que eles continuem trilhando esse caminho positivo. Fizemos várias ações para abrir um leque de opções para que eles pudessem conquistar todos esses espaços”, pontuou.
