O deputado estadual Danniel Oliveira (MDB) defendeu que o deputado federal Eunício Oliveira (MDB) seja um dos nomes escolhidos pelo grupo governista para concorrer ao Senado. Em sua fala, Danniel lembrou que o MDB já estava na coligação do PT em 2022, ocasião em que siglas como PSB, PSD e União Brasil estavam na oposição.
Na ocasião, o PSB e o PSD estavam na coligação de apoio à candidatura do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, ao Governo. À época, ele estava filiado ao PDT. Já o União Brasil – que ainda não definiu posicionamento em 2026 – tinha a candidatura do ex-deputado federal Capitão Wagner.
“Quem estava naquela hora de roer o osso, na dificuldade de 2022, o único partido que estava ao lado era o MDB”, disse Danniel.
O parlamentar afirmou entender que cada eleição é diferente e que a política é passageira e rápida, mas ressaltou que “é necessário lembrar quem sempre esteve junto”.
De acordo com o 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), existe um reconhecimento da população de que foi cometido um “erro” que “custou caro para o Ceará” em 2018, quando Eunício perdeu o pleito para Eduardo Girão (Novo).
“Quatro anos já é um prejuízo gigantesco para qualquer cidade e estado, mas oito anos é enorme”, disse.
Conforme Danniel, Eunício, seu tio, é quem mais trouxe recursos para o estado do Ceará. Ele citou obras como a do Metrô de Fortaleza, da Beira-Mar e o Lago de Fronteiras de Crateús, garantidas com recursos de emendas do presidente do MDB Ceará.
Prioridade do MDB é o Senado
O deputado defendeu que a prioridade do MDB para a chapa governista no Ceará é o Senado. “Ter alguém disparado em primeiro lugar e não concorrer a isso não é nada plausível para a política. Temos condição de voltar a ter senador da República pelo MDB, e alguém que já foi presidente”, afirmou.
Para o próximo ano, porém, o partido tem uma decisão a tomar, já que a vice-governadora Jade Romero é filiada à legenda. A expectativa é de que os partidos da base aliada possuam uma das vagas na chapa, sem acumular mais de uma.
De acordo com Danniel, o MDB tem “todo o interesse” em manter Jade. O emedebista defendeu que ela seja candidata a deputada federal e mandou um recado a ela:
“Queremos que ela permaneça no partido, seja candidata a federal e compreenda que, assim como em 2022 o partido a indicou a ser vice, é natural que possa discutir outras opções”, disse, destacando o cenário favorável para uma candidatura de Eunício ao Senado.
