Menu

Orçamento do Governo Federal para 2026 deve ser votado até quinta-feira (18), diz Guimarães

O deputado federal José Guimarães (PT), líder do presidente Lula na Câmara dos Deputados, afirmou que a votação do orçamento do Brasil para 2026 deve ser votada até a próxima quinta-feira (18) na Casa. Em entrevista à GloboNews, o parlamentar cearense afirmou que, “mesmo dentro de uma correlação de forças às vezes tão desfavorável”, o Governo tenta fazer acontecer os avanços.

Guimarães frisou, sobre a “correlação de forças desfavorável”, que o Governo, por vezes, não possui as bases necessárias para aprovar os projetos “no tempo necessário”. O orçamento de 2025, por exemplo, foi aprovado apenas em 20 de março deste ano. A Lei Orçamentária Anual (LOA) de um ano deve ser votada no ano anterior.

Nas últimas semanas, a relação entre Lula e os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), tem tensionado ainda mais.

O PL da Dosimetria, que reduz penas de condenados do 8 de janeiro e da tentativa de golpe de Estado, beneficiando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL); e a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, ao Supremo Tribunal Federal (STF) são algumas das situações que causaram o tensionamento.

“Nós tivemos um ano de grandes tensionamentos, do IOF para agora, com o projeto antifacção. Isso faz parte do jogo democrático”, disse Guimarães.

Ainda assim, segundo o deputado cearense, desde que assumiu a liderança do Governo, no dia 1º de fevereiro de 2023, ele tem presenciado “extraordinárias vitórias” no Congresso. Na próxima quinta, o parlamentar fará um balanço dos projetos do Executivo que foram aprovados no Legislativo.

Ele citou, como exemplo, a reforma tributária, que vai ter a votação finalizada nesta terça-feira (16). “Todos os projetos estratégicos, centrais, incidem diretamente na consolidação do processo de desenvolvimento nacional, com justiça social e justiça tributária”, pontuou.