O Governo do Ceará entregou a nova Ponte do Jacomé, que liga os municípios de Maracanaú e Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza. A obra, realizada em parceria com as prefeituras de Maracanaú e Pacatuba, concretiza um sonho de mais de 40 anos da população local.
O governador Elmano de Freitas (PT) falou da importância de ter a ponte e de como a obra representa bem mais do que aparenta para a população.
“Eu tenho absoluta segurança de que isso melhora a vida do nosso povo, melhora a condição de ir e de vir e, portanto, nos dá muita alegria”, declarou.
Elmano destacou que a reestruturação da ponte é importante para garantir a segurança das pessoas em situação de chuvas intensas e urgência para atravessar, como em casos de problemas de saúde. Além do uso seguro para compromissos diários, como ir à missa.
“Sabe a importância da ponte, quem já teve que passar por ela com medo de levar uma queda. Sabe o que é a importância da ponte, quem em algum momento não pôde ir porque estava e teve que fazer algum tipo de arrudeio pra chega ronde precisava. É importante a gente saber da ponte para quem quer ir para uma missa”, argumentou.
NOVA ESTRUTURA
A antiga ponte sobre o Rio Timbó, estreita e que permitia apenas o tráfego de pedestres e bicicletas, deu lugar a uma nova estrutura, que recebeu investimento de 1,64 milhão de reais.
A nova ponte é de concreto armado, com dimensões adequadas para o trânsito de veículos, e a obra contou com serviços de:
- Terraplenagem do rio;
- Pavimentação;
- Drenagem;
- Sinalização horizontal e vertical.
Larissa Camurça, prefeita de Pacatuba, destacou exatamente os benefícios da obra para a população.
“Essa ponte une, e diz muito mais do que uma ponte, mas é um marco no desenvolvimento da estrutura, da infraestrutura, da interligação, do desenvolvimento econômico dessas duas grandes cidades”, pontuou.

A prefeita argumentou que o trabalhador é quem realmente entende o valor da reestruturação da ponte. As pessoas precisavam passar pela estrutura estreita, escura e insegura, muitas vezes esperando um veículo passar por medo de cair.
“Só ele (trabalhador) pode dizer do sonho, do reconhecimento do trabalho, do compromisso que é estar aqui hoje. E essa ponte, ela é um divisor de águas”, destacou.
O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, também enfatizou o que é a ponte do Jacomé para o povo e que isso representa emprego.
“Essa ponte, pessoal, não representa só o concreto armado, né, representa a união, a solidariedade. Porque esses povos aqui têm uma pessoa, um irmão e não pode se comunicar porquetem água, tem obstáculos. Agora a ponte une mais ainda Maracanaú e Pacatuba“, finalizou.
