Menu

Série B do Cearense tem formato e grupos definidos; competição começa em março

Em reunião do conselho técnico, na tarde desta segunda-feira (15), na sede da Federação Cearense de Futebol (FCF), ficou definida a fórmula de disputa do Campeonato Cearense da Série B de 2026. A primeira rodada está marcada para o dia 15 de março. A competição está prevista para ser finalizada em 31 de maio.

No encontro, que reuniu representantes dos dez clubes participantes, foi acatada a proposta da FCF, que dividiu as equipes em dois grupos regionalizados com cinco times em cada um.

O grupo A terá Barbalha, Cariri, Crato, Guarani de Juazeiro e Icasa. Já o grupo B conta com Itapipoca, Caucaia, Atlético Cearense, Guarany de Sobral e Crateús.

Na primeira fase, as equipes enfrentam todos os adversários do mesmo grupo, durante 10 rodadas, em jogos de ida e volta, totalizado oito partidas para cada uma. O primeiro colocado de cada grupo se classifica diretamente para a semifinal, confronto que vai decidir o acesso. Já o 2º e 3º na tabela de classificação vão para as quartas-de-final.

Nos confrontos eliminatórios, teremos jogos de ida e volta, assim como nas semifinais, que garantirão os finalistas da competição e, consequentemente, os dois clubes que irão disputar a primeira divisão estadual em 2027.

Outra inovação diz respeito ao rebaixamento. Os dois últimos colocados de cada grupo se enfrentarão, em jogo único, para definir o descenso. O 4º colocado do grupo A enfrenta o 5º colocado do grupo B. Já o 4º colocado do grupo B joga contra o 5º do A. O mando de campo será do melhor classificado na primeira fase. Quem perder, cairá pra Série C de 2027.

Tradição

As novidades, deste ano, são os retornos do Crateús, campeão da Série C de 2025, e do Guarany de Sobral, que conquistou o acesso após passar por um período de inatividade. Também estarão na disputa Barbalha e Cariri, rebaixados da Série A em 2025. Os rivais Icasa e Guarani, que já foram campeão e vice-campeão cearenses, respectivamente, vão tentar um retorno à elite estadual.