O Ceará sedia, neste sábado (13), o maior mutirão de exames e cirurgias já realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no País. A mobilização envolve Santas Casas, hospitais universitários da Rede Ebserh e institutos e hospitais federais, integrando uma ação nacional que alcança quase 200 unidades de saúde em todo o Brasil.
Em Fortaleza, a agenda oficial começou no Hospital Universitário Walter Cantídio, no Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC). Participaram da visita o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, e a diretora de programa da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Regina Brizolara.
Às 11h30, a comitiva seguiu para a Santa Casa de Fortaleza, onde acompanhou a execução dos atendimentos do mutirão. No local, também participou o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão. As unidades envolvidas realizam, ao longo do fim de semana, consultas especializadas, exames diagnósticos e procedimentos cirúrgicos, com foco na redução das filas e do tempo de espera na rede pública.
Além da capital, a programação inclui ação no interior do estado. Às 15h30, no município de Mauriti, o ministro da Saúde participa da inauguração de uma nova carreta de saúde da mulher, que vai ampliar o acesso a exames e atendimentos especializados, especialmente em regiões com menor oferta de serviços.
As iniciativas fazem parte do programa Agora Tem Especialistas, do governo federal, que tem como objetivo fortalecer a atenção especializada no SUS, ampliar a capacidade de atendimento e garantir mais agilidade no acesso da população a consultas, exames e cirurgias em todo o país.
