Menu

Prefeito de Sobral anuncia projeto de réplica da Estátua da Liberdade

O prefeito de Sobral, Oscar Rodrigues (União Brasil), anunciou que pretende iniciar em 2026 a construção de uma estátua inspirada, e maior, que a Estátua da Liberdade, em Nova York (EUA). O projeto, segundo o gestor, seria uma das principais marcas de sua administração para fomentar o turismo e fortalecer o comércio local.

A declaração foi dada durante entrevista ao radialista Oliveira Domingos, no programa “Tribuna e Plenário”, veiculado pela Rádio FM Paraíso. Oscar adiantou que a proposta já se encontra em fase de orçamento e que a intenção é iniciar as obras no começo do próximo ano.

“Eu vou fazer o possível para começar logo no início do ano”, afirmou, ao mencionar também o desejo de instalar um distrito industrial na cidade. De acordo com o prefeito, a estátua deverá ter cerca de 94 metros de altura e seria implantada entre o Jordão e o Boqueirão. O prazo para conclusão da obra variaria entre um e dois anos, “dependendo do pagamento”, ressaltou.

Ao comentar sobre o que considera o impacto do empreendimento, Oscar Rodrigues foi categórico: “Isso significa que essas obrinhas que estão aí vão ficar tudo por terra”, indicando mudança no foco de investimentos de sua gestão.

O prefeito afirmou, ainda, ter entrado em contato com o responsável pela construção da estátua de Nossa Senhora de Fátima, inaugurada no Crato, reconhecida como a maior imagem sacra do Ceará e superior em tamanho ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. A interlocução, segundo ele, faz parte da preparação técnica para viabilizar o megaprojeto em Sobral.

Com o anúncio, a administração municipal abre uma nova frente de debate na cidade sobre prioridades de investimento e estratégias de desenvolvimento, especialmente no campo do turismo. O projeto da estátua ainda não teve valor divulgado, tampouco detalhamento sobre licenciamento, localização exata e modelo de financiamento.