Deputados de esquerda denunciam que seus perfis sumiram das buscas no Instagram. Na sessão da Câmara dos Deputados, na madrugada desta quarta-feira (10), durante a votação do PL da Dosimetria, o deputado federal Túlio Gadelha (Rede-PE) utilizou o plenário para denunciar a Meta, grupo dono da rede social, do Facebook e do WhatsApp.
Conforme o legislador, a Meta está censurando parlamentares do campo progressista. “Vários perfis de colegas aqui não estão conseguindo ser acessados, pesquisados”, disse.
A situação afetou ainda parlamentares cearenses. Dentre eles estavam os deputados federais Luizianne Lins (PT) e José Guimarães (PT), além do deputado estadual Renato Roseno (Psol).
Conforme a Meta, figuras políticas da direita brasileira também tiveram problemas nos seus perfis do Instagram. Os deputados federais Kim Kataguiri (União Brasil-SP), Nikolas Ferreira (PL-MG) e de Derrite (PP-SP) também sumiram da busca.
A empresa, por volta de 14h40 desta quarta, enviou uma nota oficial informando estar ciente do “problema técnico” que ocorreu. Ela ressalta que o problema já foi resolvido, apesar de não explicar o que teria ocasionado a situação.
“Estamos cientes de que um problema técnico ocorrido hoje mais cedo afetou a capacidade das pessoas de buscar por contas no Instagram. O problema já foi resolvido e pedimos desculpas por qualquer inconveniente que isso possa ter causado.”
