A partir desta quarta-feira (10), a Austrália coloca em vigor lei que proíbe menores de 16 anos de terem contas em plataformas como: TikTok, Instagram, Facebook e Youtube. O país tornou-se o primeiro do mundo a implantar a proibição com intuito de regulamentar o ambiente digital.
A medida força as dez maiores plataformas mundiais a bloquearem, de imediato, mais de um milhão de perfis. As plataformas poderão sofrer multas que chegam a mais de R$ 170 milhões em caso de violações graves ou repetidas.
Segundo o governo australiano, a medida é uma resposta à “epidemia de riscos digitais” enfrentada por crianças e adolescentes e que sua intenção é reduzir danos psicológicos, impedir exposição a conteúdo nocivo, combater cyberbullying e prevenir o aliciamento de jovens online.
Apesar das críticas feitas por empresas de tecnologia e de defensores da liberdade de expressão, a iniciativa foi elogiada por pais. Se for bem-sucedida, pode servir de modelo para outros países.
“Aproveite ao máximo as férias escolares que estão chegando. Em vez de passá-las no celular, comece a praticar um novo esporte, aprenda um novo instrumento ou leia aquele livro que está parado há algum tempo na sua estante. E o mais importante, passe um tempo de qualidade com seus amigos e sua família, cara a cara”, aconselhou o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese.
