O presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, garantiu apoio do seu partido à pré-candidatura do prefeito de Recife, João Campos (PSB), ao Governo de Pernambuco. A definição abre caminho para uma possível aliança do União com o grupo governista no Ceará.
Durante o seu discurso, comentando sobre Campos, Rueda falou em fazer “uma parceria muito grande em todo o Brasil”. O prefeito da capital pernambucana é o presidente do PSB a nível nacional, partido que, no Ceará, faz parte da base do governador Elmano de Freitas (PT).
A discussão acerca da posição do União Brasil no Estado não é nova. Quem preside o Diretório Estadual da sigla é o ex-deputado federal Capitão Wagner, de oposição a Elmano. Dentro da legenda, no entanto, nomes como os deputados federais Moses Rodrigues e Fernanda Pessoa, além do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, são da base do governador.
Outro fator que pode pesar a favor do grupo governista é o de que o partido vai se federar com o PP, formando a federação União Progressista. No Ceará, o PP é da base do governador, já que o deputado federal AJ Albuquerque, presidente da sigla, é alinhado ao Governo Elmano. O pai de AJ, o ex-presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque, é secretário das Cidades.
O presidente da futura federação poderá, caso a Nacional da aliança libere os estados a tomarem suas decisões, poderá intervir nas articulações e definir a coligação que o União Brasil e o PP farão parte.
