Menu

Cras Conjunto Esperança é requalificado e atenderá três bairros de Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza entregou, nesta segunda-feira (8), a requalificação do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Conjunto Esperança, equipamento que passa a reforçar o atendimento de cerca de 10 mil famílias em situação de vulnerabilidade social. A obra integra o Plano Fortaleza Inclusiva, considerado pela gestão como o maior pacote de ações e investimentos já realizado na rede socioassistencial da capital.

Com a revitalização, o Cras está mais acessível, confortável e estruturado para ampliar o acompanhamento das famílias e o acesso a serviços como Cadastro Único, programas de transferência de renda, atendimentos psicossociais, orientações e atividades coletivas.

A unidade passa a atender diretamente moradores dos bairros Conjunto Esperança, Parque Santa Rosa e Presidente Vargas, fortalecendo a presença da assistência social em áreas de maior demanda.

“Cuidado, acolhimento e dignidade”, diz vice-prefeita

Durante a entrega, a vice-prefeita e secretária dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social de Fortaleza, Gabriella Aguiar (PSD), destacou os avanços na ampliação e qualificação da rede nos últimos meses:

“Somente neste ano, já entregamos seis Cras requalificados e seguimos com novas inaugurações, fortalecendo essa porta de entrada para a assistência social tão importante para a população. Aqui, essa entrega representa cuidado, acolhimento e dignidade. Tudo isso faz parte do maior plano de inclusão e enfrentamento à vulnerabilidade da história da cidade”, afirmou.

Segundo a coordenadora do Cras Conjunto Esperança, Erica Monteiro, a reforma representa uma mudança estrutural e operacional. “Antes, a estrutura era precária e limitava o atendimento. Hoje ganhamos novos espaços, mais banheiros e ambientes adequados para ampliar os serviços. Isso fortalece o atendimento e o impacto na qualidade de vida da comunidade”, destacou.

Rede em expansão

Com a requalificação do Cras Conjunto Esperança, chega a seis o número de unidades reformadas dentro do cronograma que prevê a recuperação de 22 Cras no Município. É também o oitavo equipamento inaugurado dentro do pacote de reestruturação da rede socioassistencial, que contempla 39 espaços ao todo.

Entre setembro e dezembro já foram entregues:

  • Cras Serviluz
  • Cras Conjunto Palmeiras
  • Cras Mucuripe
  • Cras Antônio Bezerra
  • Cras Messejana
  • Creas Alvorada
  • Centro de Referência LGBTQIA+ Janaína Dutra

A Prefeitura de Fortaleza afirma que as próximas entregas seguirão o cronograma previsto para 2025, acompanhando o crescimento da rede e a ampliação dos serviços territoriais de assistência.