O Governo do Estado do Ceará entregou, nesta segunda-feira (4), 704 tablets para estudantes da 1ª série do Ensino Médio da rede estadual de Beberibe. A ação integra a política de educação conectada, da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), que tem o intuito de fortalecer a inclusão digital dos estudantes e ampliar as possibilidades pedagógicas.
Com investimento de aproximadamente R$ 316 mil para a aquisição dos equipamentos estudantis, a pasta espera que os alunos tenham acesso a ferramentas que enriquecem o processo educacional.
Para garantir a conectividade dos estudantes, tanto na escola, quando necessário, quanto em casa, cada aparelho vem acompanhado de um chip de internet.
Ao todo, no Ceará, são mais de 330 mil tablets entregues aos estudantes da rede pública estadual. Isso representa um investimento de quase R$ 150 milhões. A política alia-se à expansão das escolas em tempo integral, que já alcança 119 municípios cearenses. “E estamos a caminho de alcançar os 184 municípios”, reforçou o governador Elmano de Freitas (PT), presente na solenidade.
Impacto
Maria Laura de Lima, estudante da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Profissional Pedro de Queiroz Lima, foi uma das beneficiadas. “Sou filha de agricultores e, na minha casa, eu aprendi que a educação é um passaporte para transformar uma comunidade”, relatou.
Aluna do curso técnico em Administração, Laura acredita que os tablets são ferramentas essenciais para o desenvolvimento educacional. “Essa entrega de tablets representa um passo importante para o nosso crescimento. Com eles, podemos pesquisar, estudar e nos preparar para o nosso futuro”, afirmou.
Moradora do distrito de Parajuru e sonhando em cursar Direito, Lara Adriane acredita que o equipamento terá um grande impacto no seu aprendizado. “Eu acredito que isso vai fazer uma grande diferença, principalmente no nosso foco nos estudos”, destacou a estudante da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Raimundo Nonato Carlos dos Santos.
O governador destacou, na solenidade, o orgulho que sente da juventude cearense. “Vocês são a juventude que tirou o Ceará da 24ª colocação no ranking nacional e o levou ao posto de 3º melhor Ensino Médio do país”, ressaltou Elmano.
Titular da Seduc, Eliana Estrela reforçou o papel dessa política pública na construção do conhecimento e do futuro dos jovens cearenses. “Mais do que entregar tablets, hoje é um dia de estar junto dos estudantes para ouvir, dialogar e parabenizar pela escolha da escola — por escolher adquirir conhecimento e construir seus sonhos a partir do chão da sala de aula”, acrescentou a gestora.
