O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou, nesta quinta-feira (4), em suas redes sociais, duas iniciativas estratégicas para o fortalecimento das políticas culturais no estado. Segundo ele, os projetos de lei já foram assinados pelo Executivo e serão enviados à Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) para análise e votação.
A primeira medida prevê a criação da Empresa Cearense de Audiovisual, que, de acordo com o governador, funcionará como uma ferramenta estruturante para impulsionar a produção, distribuição e consumo de conteúdos audiovisuais, especialmente no interior do estado.
A nova empresa nasce como sociedade de economia mista, com capital inicial de R$ 15 milhões, e poderá, inclusive, participar de projetos como sócia, ampliando a capacidade de investimento do setor. O líder do governo, Guilherme Sampaio (PT), destacou que a iniciativa reconhece o trabalho já desenvolvido por profissionais e artistas cearenses, que têm conquistado projeção nacional e internacional.
O segundo projeto contempla o Plano de Cargos e Carreiras dos servidores da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult). Guilherme ainda destacou que o estado se tornará o primeiro do país a assegurar uma carreira específica para trabalhadores da área cultural.
Durante o evento, a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela (PT), afirmou que a criação da empresa pública e o envio do plano de carreira representam “dois marcos importantes” para a política cultural do estado. Ela lembrou que a iniciativa é resultado de um processo de diálogo com diversos segmentos do audiovisual, incluindo publicidade, TV, internet, cinema, festivais e games, por meio de pesquisas e seminários.
Ver essa foto no Instagram
