Menu

O primeiro centenário do Celeiro de vida e de alma

Neste ano jubilar, celebramos com gratidão e esperança os 100 anos do Seminário da Betânia, fundado por Dom José, homem de fé e visão profética. Um século de história, de oração, de formação e de entrega à missão da Igreja, hoje compartilhando com a Universidade Vale do Acaraú (UVA), instituição de ensino superior, formadora de profissionais éticos e competentes, em diversas áreas da atividade humana!

Mais do que uma instituição, a Betânia tornou-se celeiro de vocações, terra fecunda, onde o Espírito Santo semeou vidas dedicadas ao Evangelho, gerando frutos para a Igreja e para o mundo.

Aqui, muitos encontraram o sentido da fé e do chamado de Deus ao seu serviço. Aqui se formaram padres virtuosos e bispos piedosos, com formação teológica sólida, verdadeiros pastores a anunciar e testemunhar a fé cristã, levando a mensagem do Evangelho de Cristo!

Aqui, alma e vida caminharam juntas, no desejo sincero de seguir o ministério de Cristo.

Neste centenário, rendemos graças a Deus por cada pessoa que passou por este solo sagrado. Reafirmamos nosso compromisso com o futuro, olhando para frente, com o mesmo ardor que moveu Dom José em sua missão.

Cem anos nos afastam de quando Dom José, olhando para o futuro com o ardor de um visionário, fundou o Seminário Diocesano São José de Sobral para crescimento e fortalecimento da fé católica e da educação cultural da região Norte do Ceará.

Um grande muito obrigado a Deus e a todos que ajudaram o seminário a formar pessoas de bem!

Edison Costa – Médico oftalmologista, sobralense