A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) divulgou, neste sábado (6), uma mensagem com o objetivo de reforçar a campanha Laço Branco e o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
A campanha Laço Branco está presente em mais de 55 países, sendo apontada pela ONU como a maior iniciativa mundial voltada para o envolvimento dos homens com a temática da violência contra a mulher. Ela também faz parte da programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, à qual a Alece aderiu. A Casa do Legislativo estadual vem realizando diversas atividades focadas na prevenção.
Conforme a Assembleia, a campanha faz um chamado para que o público masculino se engaje na causa diariamente, atuando pela prevenção e não silenciando diante de qualquer ato de violência.
A mobilização se conecta à atuação da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), com o objetivo de envolver toda a sociedade na construção de relações mais respeitosas e igualitárias.
Por meio de atendimento jurídico, psicológico e social, acolhendo mulheres em situação de violência, orientando sobre direitos e realizando encaminhamentos para a rede de proteção, a PEM atua de maneira contínua.
Os atendimentos podem ser realizados tanto de forma presencial, na sede da PEM, localizada na Avenida Desembargador Moreira, 2930, como de forma virtual, por meio do “Zap Delas”, pelo número (85) 99814-0754.
Além do atendimento direto, a Procuradoria promove ações formativas, rodas de conversa, oficinas e campanhas educativas ao longo de todo o ano.
O órgão reforça que o enfrentamento à violência de gênero não é apenas uma pauta do momento, mas um compromisso cotidiano.
21 Dias de Ativismo
Durante a campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher de 2025, a Alece, por meio da PEM, tem mobilizado servidores, gestores e público externo em uma série de atividades voltadas à conscientização, prevenção e incentivo à denúncia.
Entre as iniciativas estão a ação “Cartão Vermelho pelo Fim da Violência contra a Mulher”, na Arena Castelão, e uma mobilização no Terminal do Antônio Bezerra.
Palestras, debates, materiais informativos e ações integradas fizeram parte da programação, que se encerra no dia 10 de dezembro, com solenidade no Plenário 13 de Maio, a partir das 9h.
