A Juventude do PT Ceará garantiu apoio à pré-candidatura do deputado federal José Guimarães para o Senado. Jovens das três vertentes internas do partido — o Campo de Esquerda, liderado pela deputada federal Luizianne Lins; o Campo Popular, de Camilo Santana; e o Campo Democrático, de Guimarães — assinaram moção de apoio à sua candidatura.
O episódio ocorreu neste sábado (6), durante o IV Congresso Estadual da Juventude do PT do Ceará, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).
O documento expressa uma posição política conjunta da juventude petista cearense, que passa a fechar questão em torno do nome de Guimarães.
Na moção, os jovens destacam que Guimarães possui um papel estratégico para o Ceará, ressaltando sua capacidade de articulação no plano nacional. Na Câmara dos Deputados, o cearense é líder do Governo do presidente Lula (PT).
A Juventude petista apontou que o atual momento político exige “uma liderança com presença ativa no centro das decisões federais”.
Para o setorial, Guimarães “não apenas vota, como mobiliza e lidera as bandeiras que mobilizam a geração”, como a defesa da educação pública, das políticas de cotas, do emprego e da renda.
Disputa pelo Senado no Ceará
Na base governista, Guimarães é um dos integrantes da base de Elmano de Freitas (PT) que busca construir uma candidatura ao Senado.
Além dele, estão os também deputados federais Eunício Oliveira (MDB) e Júnior Mano (PSB), o ex-senador Chiquinho Feitosa (Republicanos) e o secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, ex-vice-governador Domingos Filho (PSD).
