A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) vai realizar, nesta terça-feira (9), a entrega do Prêmio Frei Tito de Alencar 2025 aos povos indígenas do Ceará. A iniciativa atende a uma solicitação do deputado Renato Roseno (Psol), presidente do Escritório Frei Tito, e acontece no Plenário 13 de Maio, a partir das 18h.
A celebração visa comemorar a existência e resistência dos povos indígenas no Ceará, sua luta pela garantia de seus direitos e pela preservação de suas identidades culturais e territoriais.
“Valorização da diversidade étnica e cultural de um povo que, há mais de 500 anos, resiste à violência e à tentativa sistemática de negação de seus direitos e de sua existência”, disse Roseno.
O deputado ressaltou que os indígenas estão no Ceará desde antes da colonização. Para ele, a luta dos indígenas pelo seu território, pela sua cultura, pelo seu saber e sua etnicidade conjuga a luta dos direitos humanos como um todo.
Prêmio Frei Tito
O Prêmio Frei Tito de Alencar de Direitos Humanos, conforme a Alece, tem como objetivo fazer o reconhecimento e a homenagem às organizações, aos coletivos e às personalidades que se destacam na luta pelos direitos humanos, pela democracia e pela dignidade humana.
Ao longo dos anos, diversas organizações e personalidades já foram outorgadas com esse prêmio, como a Pastoral Carcerária, o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente, o Instituto Terramar, o ex-deputado Mário Mamede (PT), o ex-deputado João Alfredo (Psol) e ex-presidentes da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia.
