O presidente do Diretório Municipal do PT em Fortaleza, Antônio Carlos, defendeu a permanência da deputada federal Luizianne Lins no partido. Como apurou o Opinião CE, o Psol tem surgido como um possível destino partidário para a parlamentar após ela revelar a possibilidade de deixar o PT.
Ao Opinião CE, Antônio Carlos, apesar de reconhecer a existência da discussão sobre o assunto “aqui e acolá” e em “algumas rodas”, ressaltou que isso nunca foi discutido em âmbito oficial partidário. Ele frisou que “espera que não chegue” a ser tratado oficialmente dentro do partido.
“Isso não tem discussão no PT Fortaleza. Uma das filiadas mais ilustres, foi deputada federal, vereadora, estadual, prefeita por duas vezes”, disse.
O dirigente disse que o esforço da legenda é para que “quadros do suporte, estrutura e história da Luizianne” sejam mantidos.
A parlamentar tem criticado que as decisões do partido, no Ceará, estaria concentrado em grupos ligados ao ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e ao deputado federal José Guimarães (PT).
No Processo de Eleições Diretas (PED) da sigla neste ano, o grupo de Guimarães, o Campo Democrático, foi o grande vitorioso das discussões internas.
Possível migração de Luizianne para o Psol
Desde que a deputada federal revelou que poderia deixar o PT, a parlamentar tem sido cotada no Psol, que vê uma possível chegada da ex-prefeita de Fortaleza como uma forma de fortalecer a sigla.
Como também noticiou o Opinião CE, o presidente estadual do Psol, Alexandre Uchôa, já afirmou que não existiam tratativas sobre um possível convite para a petista. O dirigente, no entanto, elogiou a deputada, afirmando que “é um excelente quadro da esquerda”.
“Luizianne é um excelente quadro da esquerda, mas não existem tratativas nesse momento sobre filiação ao Psol Ceará”, respondeu.
Segundo ele, o tema também não é discutido internamente nas instâncias partidárias do Psol. Por consequência de não haver tratativas com Luizianne, o assunto não faz parte da pauta da sigla no Estado.
