O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), recebeu os gestores dos hospitais municipais da capital cearense. Nesta quinta-feira (4), representantes das 11 unidades de saúde da rede municipal – incluindo a Santa Casa de Misericórdia – estiveram presentes na conversa com o petista.
Na ocasião, Evandro afirmou que já visitou os 11 hospitais. “Pude constatar que, mesmo com avanços, ainda há pontos de melhorias”, ressaltou ele.
Durante a reunião, os diretores dos hospitais apresentaram o balanço do ano até o momento. Segundo eles, a quantidade de exames, como ressonância e tomografia, além do número de cirurgias, foram os principais destaques.
O chefe do Executivo municipal frisou que o primeiro ano da sua gestão foi marcado por “muitas dívidas que precisam ser pagas” e que, por isso, o ano de 2026 deverá trazer mais capacidade de investimento para Fortaleza. “Para dar o salto de qualidade que a população fortalezense merece”, explicou.
A secretária municipal da Saúde, Riane Azevedo, foi quem mediou o encontro. “Para fazer as reformas, temos que remodelar leitos em grandes hospitais, como o IJF, o Hospital da Mulher, a Santa Casa, e isso gera um impacto nos fluxos das internações”, disse ela.
A titular da pasta acrescentou que a gestão municipal está planejando medidas para gerar mais capacidade de internações. Uma das ações, conforme Riane, são os mutirões de exames e cirurgias.
Hospitais municipais de Fortaleza
Fortaleza possui 10 hospitais que são geridos pelo município. Com a gestão temporária da Santa Casa, então, a Prefeitura conta, atualmente, com 11 unidades de saúde.
Destes, sete estão atualmente em reforma. São eles:
- Gonzaguinha da Barra do Ceará;
- Frotinha do Antônio Bezerra;
- Frotinha da Parangaba;
- Hospital da Mulher;
- IJF;
- Santa Casa de Misericórdia;
- Nossa Senhora da Conceição.
O Gonzaguinha da Barra e os Frotinhas têm previsão de serem entregues até o meio do próximo ano, em 2026. O investimento para as obras foi de mais de R$ 20 milhões.
No Hospital Nossa Senhora da Conceição, no bairro Conjunto Ceará, a gestão municipal prevê que, até fevereiro ou março, o hospital seja entregue. O prefeito Evandro já falou que, no espaço, a expectativa é de que se tenha um “novo hospital”, já que, anteriormente, boa parte do equipamento não funcionava.
Em relação ao Hospital da Mulher, 49 leitos de enfermaria e a requalificação do Centro de Parto Normal, na primeira etapa das obras, foram entregues no dia 19 de agosto. A reforma teve investimento de R$ 2,9 milhões.
