Menu

Ciclo Natalino 2025, promovido pela Secult, inicia-se nesta sexta-feira (5)

Foto: Arquivo Secult

A Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult) realiza, neste mês de dezembro, o Ciclo Natalino 2025. Ao todo, serão 14 mostras regionais, percorrendo as oito macrorregiões do Ceará. A abertura do ciclo acontece no dia 13 de dezembro, em Cascavel, contudo, nesta sexta-feira (5) já terá atividades da V Terreirada Natalina: Territórios de Pontos de Cultura e Tradição, em Canindé. Toda a programação é gratuita.

A ideia é fortalecer as políticas de patrimônio imaterial no estado e a valorização das tradições populares natalinas. Por isso, foi realizado um edital para o fomento de bens, produtos e serviços relacionados às manifestações populares de fim de ano.

As apresentações vão ocorrer no Cariri, Grande Fortaleza, Litoral Oeste/Vale do Curu, Sertão Central, Sertão de Sobral, Sertões de Canindé e Vale do Jaguaribe. Todas as atrações e agendas estão no perfil da Secult no Instagram.

A primeira Mostra do Ciclo é a V Terreirada Natalina: Territórios de Pontos de Cultura e Tradição em Canindé, nos dias que começa nesta sexta-feira (05) e segue até o sábado. Nela, destaca-se a presença das mestras Dina Martins e Flaterana Silva, do Reisado Mirim Santo Expedito.

Além disso, haverá uma roda de conversa sobre letramento racial e visibilidade negra. A cidade também recebe exposições, oficinas, apresentações culturais, sessão de cinema e feira gastronômica, além de ações sociais de distribuição de brinquedos.

Nesta edição, as mostras culminam na 18ª Mostra Estadual Ciclo Ceará Natalino, com a apresentação de grupos selecionados nos dias 10 e 11 de janeiro de 2026, no Complexo Cultural Estação das Artes, em Fortaleza.