Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), da Fecomércio, divulgada nesta quinta-feira (4), revelou que ainda há uma forte cultura de compra física em Fortaleza. Os dados revelam que 70% dos consumidores da capital cearense preferem compras presenciais, shoppings e centros comerciais para suas compras de Natal.
O estudo indica uma valorização do contato direto com os produtos e a possibilidade de comprar opções de imediato.
A Fecomércio indica ainda que o fim de ano será marcado por uma forte demanda por vestuários, acessórios e brinquedos.
Entre os entrevistados, 58,3% irão comprar roupas e artigos de vestuário. Brinquedos aparece em segundo lugar na preferência do fortalezense (33,8%), seguido por chocolates e bombons (20,3%), cosméticos e perfumes (20,1%) e sapatos, cintos e bolsas (17,7%).
O consumo também revela uma forte antecipação de compra com 40% dos consumidores realizando aquisições antes das datas tradicionais.
A expectativa é que, neste fim de ano, sejam movimentados R$ 540 milhões em compras para o comércio varejista de Fortaleza. A análise sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense nesse período apresenta um crescimento de 7,4% em relação às vendas de 2024. O valor médio de procura para presentes este ano atinge R$213.
