Luiz Inácio Lula da Silva, respondeu em entrevista no Ceará que a sociedade pode esperar novas revogações do tarifaço por parte dos Estados Unidos. O presidente veio ao estado nesta quarta-feira (03) para cumprir agenda, como a inauguração do polo automotivo em Horizonte.
Lula se mostrou confiante e pontuou que “muita coisa vai acontecer“, sem apresentar mais detalhes. Novas decisões serão tomadas entre os chefes de Estado.
“Eu estou otimista com a minha com o presidente Trump de ontem à noite, mas muito otimista mesmo”, afirmou.
O presidente do Brasil destacou que sempre se surpreende ao conversar com Donald Trump, pois em uma conversa pessoal o presidente dos EUA é mais diplomático.
“Nós temos dois Trump, temos o Trump da televisão e o Trump da conversa pessoal e eu acho que vai ser uma relação boa“, afirmou.
Com relação ao INSS, o presidente destacou que 205 cearenses já tiveram devolução da fraude, um valor de R$ 136 milhões.
CRIME ORGANIZADO
Ao ser perguntado com relação a sua conversa com o presidente Donald Trump, Lula disse que dialogou sobre o combate ao crime organizado.
Ele enviou um documento para Trump com evidência no interesse em trabalhar junto para combater o crime organizado em fronteiras e em caráter internacional.
“Pra mim o crime organizado é um atraso para qualquer comunidade, é uma violência contra economia dos estados, é uma violência contra a comunidade”, pontuou.
O presidente evidenciou que o caminho para combater as facções criminosas no Brasil é fortalecer a polícia federal e aprovar a PEC do combate à violência criminal no Brasil.
Além do investimento para reforçar o policiamento nas fronteiras e parceiras com países próximos, como os Estados Unidos.
“Nós temos facções no Brasil que tem ramificações em 15 países do mundo“, pontuou ele.
De acordo com Lula, a PEC vai definir qual é o papel da União Federal e da polícia, além de estabelecer qual será o investimento do governo.
DATA CENTER
O presidente anunciou a entrega do primeiro Data Center do Ceará no complexo portuário industrial do estado. A tecnologia direcionada ao “Tik Tok” vai gerar investimento a longo prazo de quase 200 milhões de reais. Além de movimentar o setor de TI e comunicação.
O data center é motivo de polêmica, pois sua estrutura exige um alto consumo de água em uma região onde há moradores carentes de recursos hídricos. Além de protestos realizados por povos indígenas contra a prevalência da construção tecnológica.
Lula argumentou que a energia consumida será renovável e a água será reutilizada. Logo, os recursos necessários não afetarão o consumo direcionado ao povo.
“Eu estou convencido que a gente pode começar a medir o Ceará daqui pra frente que está no polo de desenvolvimento extraordinário, com automobilístico, data center e com professores trabalhando muito mais orgulhosos”, destacou.
OUTRAS MEDIDAS
Lula destacou que a produção do primeiro carro híbrido da general motos no Brasil é o começo de uma nova era no desenvolvimento industrial do Ceará.
Ainda evidenciou a disponibilidade de carteirinhas para os professores, assim como o modelo da OAB, que proporcionará descontos em cinemas e hotéis. Além disso, 403 professores receberão novos computadores do governo federal.
