O Ceará perdeu para o Flamengo, na noite desta quarta-feira (3), por 1 a 0, no Maracanã, e mergulhou de vez na briga contra o rebaixamento. O time carioca, por sua vez, conquistou seu nono título brasileiro — o terceiro nos últimos sete anos — com uma rodada de antecedência. Com o placar, o Vozão estacionou nos 43 pontos, estando apenas um a frente do Vitória, time que abre o Z4.
Apesar de mais um resultado negativo, o Vozão depende apenas de si para se manter na elite do futebol brasileiro. Para isso, contudo, terá que vencer o Palmeiras na Arena Castelão, no próximo domingo (7), a partir das 16h, em jogo válido pela 38ª rodada do certame.
O gol da vitória — e do título — do Rubro-negro foi marcado pelo atacante Samuel Lino, ainda no primeiro tempo. Com isso, a equipe de Filipe Luís alcançou 78 pontos na tabela e não será mais ultrapassado pelo Palmeiras, o segundo colocado.
A conquista de hoje coroou o ano de 2025 do Flamengo, já que há quatro dias foi campeão da Conmebol Libertadores. O jogo também registrou recorde de público em partida disputada entre clubes no novo Maracanã, com mais de 73 mil pessoas presentes.
O jogo
O Flamengo procurou atacar desde o primeiro minuto, enquanto o Ceará, fechado, deu poucos espaços. Com dificuldades de infiltrar na devesa alvinegra, o time carioca apostou em chutes de fora, mas sem levar muito perigo à meta de Bruno Ferreira.
Mesmo compactado, aos 36 minutos o Flamengo conseguiu abrir o placar em jogada trabalhada pela esquerda. Carrascal achou Samuel Lino nas costas de Fabiano Souza. O atacante tocou entre as pernas do arqueiro do Vozão, e a bola morreu no fundo das redes.
O Flamengo voltou para a segunda etapa sem o mesmo ímpeto e viu o Ceará se arriscar um pouco mais na procura do empate. Léo Condé apostou nas entradas de Vina, Mugni, Fernandinho e Lourenço, e conseguiu ensaiar uma pressão a partir de bolas longas, escanteios e cruzamentos, mas sem muita efetividade. O placar magro foi suficiente para a festa no Maracanã.
Cenário
Com o fim da 37ª rodada para os times que estão na parte de baixo da tabela, cinco times seguem ameaçados por duas vagas de rebaixamento. O Santos, que venceu o Juventude por 3 a 0, somou 44 pontos e pulou para o 14º lugar. Logo atrás, aparecem os rivais Ceará e Fortaleza, ambos com 43 pontos, mas o Vozão supera o Tricolor pelo saldo de gols (-4 e -13, respectivamente).
Abrindo a zona da degola está o Vitória, que manteve 42 pontos após ser goleado pelo Bragantino. Em seguida, o Internacional, que foi superado pelo São Paulo por 3 a 0. Os times cearenses escapam do descenso caso os dois não vençam suas últimas partidas.
O Internacional recebe o Bragantino, no Beira Rio, em Porto Alegre, enquanto o Vitória também joga em casa contra o São Paulo. Em caso de vitória do clube gaúcho, Ceará escapa com um empate diante do Palmeiras. Já o Fortaleza, empatando, teria que torcer para o Colorado não superar seu saldo de gols, que é dois de diferença no momento.
Já um triunfo do Vitória complica a situação para os rivais cearenses, obrigando o Leão e o Vozão a vencerem seus jogos. O empate, nesse cenário, só seria benéfico para o alvinegro em caso de derrota do Santos, que recebe o Cruzeiro, em casa, e segue com chances remotas de rebaixamento.
