“O Agente Secreto” e Wagner Moura conquistaram os prêmios de Melhor Filme Internacional e Melhor Ator pela Associação de Críticos de Nova Iorque (em inglês, New York Film Critics Circle – NYFCC). O anúncio foi feito, nesta terça-feira (2), pela organização, através das redes sociais.
Fundada em 1935, a NYFCC reúne críticos de cinema de jornais, diários, semanários e revistas da cidade de Nova Iorque, sendo uma das mais prestigiadas organizações da indústria.
Essa é a segunda vitória de Kleber Mendonça Filho na categoria de Melhor Filme Internacional, que conquistou o prêmio em 2020 por “Bacurau”. “Uma grande notícia. Eu preciso de um drink”, brincou o diretor nas redes sociais. O longa já soma 26 prêmios.
Com “O Agente Secreto”, o Brasil conquista este prêmio pela quarta vez. Antes dele e do próprio Bacurau, venceram Pixote (1981), de Héctor Babenco; e Cidade de Deus (2003), de Fernando Meirelles e Kátia Lund.
Já Wagner Moura se tornou o primeiro ator latino-americano a vencer o prêmio de Melhor Ator pela NYFCC, em 90 anos de história.
