Menu

Prefeito de Maranguape anuncia armamento da Guarda Municipal

O prefeito Átila Câmara (PSB), anunciou nesta terça-feira (2) que a Guarda Municipal de Maranguape passará a portar arma de fogo, como um reforço para a segurança pública de sua cidade. O gestor teve um primeiro encontro com sua equipe para iniciar o processo de armamento. “É um passo de cada vez, garantir prevenção e repressão para uma cidade mais segura”, defendeu.

A decisão foi baseada no entendimento do Supremo Tribunal Federal que consolidou, em 2021, que as guardas municipais podem ter porte de armas de fogo, independentemente do tamanho da população do município. “Isso vai permitir ter um agrupamento armado, de ronda ostensiva, policiamento ostensivo”, explicou Átila.

O gestor detalhou que o processo se dará em algumas etapas. A primeira será a formação e habilitação dos guardas. Em seguida, a assinatura do termo de cooperação com a Polícia Federal, visando a aquisição e a guarda dos equipamentos.

Com a aquisição, o prefeito garantiu que haverá treinamento constante. Além disso, destacou a criação da Ouvidoria e Corregedoria, que nasceram para regular o processo, assegurar transparência e “evitar excessos”, completou.

Átila lembrou que a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública foi justamente para dar base a processos como este. “Estamos caminhando um passo de cada vez, sempre com foco na prevenção, na repressão qualificada e na construção de uma cidade mais segura para todos”, finalizou.