Menu

Em reunião com deputados estaduais do PSB, Cid volta a defender Júnior Mano para o Senado

O senador Cid Gomes (PSB) se reuniu nesta segunda-feira (1º) com deputados estaduais da bancada do PSB. O encontro ocorreu a pedido dos parlamentares, no gabinete de Marcos Sobreira, líder do partido na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).

Como apurado pelo Opinião CE, o ex-governador voltou a defender o nome do deputado federal Júnior Mano como candidato do partido ao Senado.

Apesar de ainda haver filiados que defendam que o senador seja candidato à reeleição à Câmara Alta do Congresso Nacional, Cid ressaltou que o seu candidato é Júnior Mano e que, se o PSB possuir nome, este será Mano.

A defesa de Cid é de que, como o parlamentar possui muitos votos e alianças com mais de 40 prefeitos, ele seria um forte postulante ao Senado, além de que sua possível candidatura permitiria com que as suas bases aliadas despejassem votos nos candidatos a deputados federais pelo PSB.

O líder do PSB, Sobreira, em nota enviada à reportagem, afirmou que apesar de a bancada confiar no senador e reconhecer a sua liderança no processo, “todos concordam que a definição final será construída de forma coletiva e responsável”.

Segundo o parlamentar, o “compromisso pessoal” firmado entre Cid e Júnior Mano “reforça a responsabilidade e o respeito nas tratativas internas” do partido.

“Assim, embora os nomes e expectativas já estejam colocados, o assunto será efetivamente resolvido no ano que vem, no tempo adequado e com a participação de todas as lideranças envolvidas”, disse, destacando que o nome de Mano vem sendo “amplamente reconhecido como uma opção sólida” para o partido.

Também foi discutida a construção das chapas do partido para estadual e para federal.

O que disseram os presentes na reunião

O prefeito de Forquilha, Edinardo Filho, ao Opinião CE, defendeu a posição de Cid e afirmou que, se o senador acredita que o melhor para o partido é Júnior Mano, assim será defendido pelos filiados.

“Vamos esperar, uma coisa de cada vez. Mas já é notório, já é pública essa decisão do senador Cid. A gente sabe que ele, quando toma uma decisão, sabe o que está fazendo”, disse, apesar de ressaltar que queria o Cid na chapa, como candidato ao Senado.

O deputado estadual Osmar Baquit, licenciado para assumir a Coordenadoria Especial de Apoio à Governança das Regionais de Fortaleza (Cegor), pontuou que uma candidatura de Júnior Mano ao Senado ajuda não somente o ex-prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves, que deve ser candidato a deputado federal, como também as dos demais candidatos. “Pode ajudar outros também”, destacou.

Segundo o parlamentar, a reunião foi produtiva. “Se tratou do fortalecimento da bancada de candidatos para o futuro e essa questão do Cid reafirmar o apoio ao Júnior Mano”, afirmou, ressaltando que o encontro foi a pedido dos deputados estaduais e não se tratou de uma reunião do partido.