Menu

Cid e deputados definem primeiros nomes para chapas do PSB em 2026; confira

O senador Cid Gomes (PSB) foi recebido, nesta segunda-feira (1º), no gabinete do deputado estadual Marcos Sobreira, líder do partido na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

Além de o ex-governador voltar a defender o nome do deputado federal Júnior Mano (PSB) como candidato ao Senado, também foi discutida a construção das chapas estadual e federal do partido para o ano que vem.

Para as candidaturas a deputado federal, foram definidos nomes que já haviam se tornado públicos para os eleitores, como o do presidente da Alece, Romeu Aldigueri, do ex-prefeito de Marco, Roger Aguiar, e do ex-prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves.

Para estadual, como apurou o Opinião CE, pelo menos três primeiras-damas já surgem como pré-candidatas à vaga na Alece. São elas: Jamilly Rodrigues, primeira-dama de Forquilha; Dra. Paloma, primeira-dama de Tianguá; e Fabíola Bezerra, primeira-dama de Boa Viagem.

Outras duas mulheres também já estão praticamente com o martelo batido para compor a chapa: a vice-prefeita de Itapipoca, Paulinha Braga; e a já deputada estadual Marta Gonçalves, que deve concorrer à reeleição.

O ex-prefeito de Itarema, Eliseu Monteiro, irmão do deputado federal Robério Monteiro – ainda no PDT -, também foi definido como candidato a uma cadeira na Assembleia Legislativa do Ceará.

Pré-candidatos a deputado estadual:

  • Jamilly Rodrigues, primeira-dama de Forquilha;
  • Dra. Paloma, primeira-dama de Tianguá;
  • Paulinha Braga, vice-prefeita de Itapipoca;
  • Eliseu Monteiro, ex-prefeito de Itarema;
  • Marta Gonçalves, deputada estadual;
  • Fabíola Bezerra, primeira-dama de Boa Viagem.

O número de mulheres já definidos na chapa não é à toa. Durante a reunião, o tema foi uma das pautas discutidas por Cid e pelos deputados estaduais.

Vale ressaltar que a Justiça Eleitoral delimita que os partidos precisam disponibilizar 30% das candidaturas das chapas ao Legislativo para mulheres, dentro do que é chamado de cota de gênero.