A Assembleia Geral dos Governadores e Governadoras do Nordeste, realizada nesta segunda-feira (1°), em Teresina, no Piauí, consolidou a marca de 26 bilhões de reais em investimentos para novas indústrias em 39 propostas de créditos. A ação faz parte da Chamada Nordeste.
Ao todo, 189 propostas de todos os nove estados foram selecionadas nesta que é a primeira ação articulada entre todas as instituições financeiras federais de fomento, com apoio do Consórcio Nordeste e da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
O Ceará é o segundo estado com mais propostas aprovadas, elas são nas áreas de:
- Energias renováveis;
- Bioeconomia;
- Descarbonização;
- Hidrogênio verde;
- Data center;
- Automotiva.
“É o Nordeste mostrando que tem bons projetos, tem competitividade e está alinhado com o Governo Federal. Juntos, somos mais fortes!”, pontuou a vice-governadora Jade Romero (MDB).
INVESTIMENTO NO NORDESTE
O Nordeste garantiu a aprovação de 189 projetos estruturantes que somam 113 bilhões de reais em investimentos que irão transformar a base industrial da região. O resultado dos projetos selecionados da Chamada Pública da Nova Indústria Brasil (NIB), que contempla propostas dos nove estados nordestinos, é quase 11 vezes superior à estimativa inicial de 10 bilhões de reais.
Das propostas selecionadas, 74% são de micro, pequenas e médias empresas; 32% foram projetos em consórcio com outras empresas; e 77% envolveram a cooperação com instituições de ciência e tecnologia.

Foto: Divulgação/ Redes Sociais
A vice-governadora Jade Romero (MDB), que representou o governador Elmano de Freitas no evento do Consórcio Nordeste, falou sobre os investimentos para o Ceará.
“O investimento pretendido era de R$ 10 bilhões, conseguimos a aprovação de 189 propostas e o financiamento de R$ 113 bilhões para a região, o maior financiamento da história da indústria nordestina”, comemorou.
