A Operação Integração Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), terminou na madrugada desta segunda-feira (1º) com cinco capturas e a apreensão de 1,6 quilo de entorpecentes, uma granada e munições. No total, quatro flagrantes foram lavrados, dois deles durante o cumprimento de ordens judiciais, além de um mandado cumprido isoladamente.
Entre as ocorrências estão homicídio, tentativa contra agente público, feminicídio, tráfico e posse irregular de arma. Todos os envolvidos foram apresentados ao Poder Judiciário.
Um dos autuados por tráfico e posse ilegal de arma é um homem de 29 anos que também tinha ordem judicial por ligação com grupo criminoso. O cerco ao imóvel dele, no bairro Novo Maranguape II, contou com apoio de drones das equipes de segurança. Ele foi capturado com 717 gramas de maconha, 101 de crack, 29 de cocaína, munições calibre 12 e material para embalar as drogas. O suspeito possuía registros por homicídios, tentativa de homicídio, roubo e receptação.

O segundo flagrante, por tráfico e posse ilegal de arma, envolveu um homem de 26 anos no bairro Área Seca. Com antecedentes por tráfico e roubo, ele foi detido após ser flagrado arremessando uma bolsa para o quintal vizinho. No interior, policiais encontraram 828 gramas de maconha, uma granada e uma balança de precisão. Três celulares apreendidos serão periciados para aprofundamento das apurações.
TENTATIVA DE HOMICÍDIO
A ação também cumpriu mandado por homicídio em Pacatuba, também na RMF. O alvo, de 21 anos e com registros por tráfico, atirou contra um investigador durante a abordagem. Detido, ele foi levado à Delegacia Metropolitana de Maranguape, onde ocorreu a autuação por tentativa de homicídio contra agente público e o cumprimento do mandado.
Outro investigado por integrar organização criminosa teve ordem judicial cumprida no bairro Mucunã, em Maracanaú (AIS 12). O homem, de 31 anos, foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Maranguape, onde ficou à disposição da Justiça.
FEMINICÍDIO
Durante a ofensiva, a Polícia Militar (PMCE) prendeu em flagrante um homem de 43 anos suspeito de feminicídio. Ele golpeou a companheira com objeto perfurocortante em uma loja de maquiagens no bairro Centro, em Maranguape. Capturado por equipe do 24º Batalhão Policial Militar (24º BPM), foi levado à Delegacia Merropolitana de Maranguape, onde foi autuado e encaminhado ao Judiciário.
A Operação Integração Maranguape teve o objetivo de conter crimes, sobretudo os violentos letais intencionais (CVLIs), além de enfraquecer estruturas de grupos criminosos. A iniciativa da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), começou na manhã de sábado (29 de novembro) e seguiu até a madrugada desta segunda-feira.
OPERAÇÃO INTEGRAÇÃO
A ação contou com equipes da Polícia Civil (PCCE), da PMCE, do Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE), da Perícia Forense (Pefoce), das coordenadorias Ciopaer, Ciops, Copol e Coin, além da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

A ofensiva reforçou saturações preventivas, fiscalizações e abordagens a suspeitos para reduzir CVLIs e crimes violentos contra o patrimônio (CVPs). As estratégias foram definidas com base em levantamentos da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).
