O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), assinou neste sábado (29) a ordem de serviço que autoriza o início das obras do hospital regional do Maciço do Baturité, que vai levar o nome de Hospital Regional Papa Francisco e que vai atender à população dos municípios da região. Segundo o chefe do Executivo, a previsão é de que a unidade de saúde seja entregue até junho de 2027.
O novo hospital, que vai contar com 239 leitos, será referência em média e alta complexidade. Atualmente, um paciente que necessita de um procedimento mais complexo na região tem que descer a serra e se deslocar, por exemplo, para algum hospital na capital Fortaleza. Ao todo, serão investidos R$ 255,7 milhões para a 1ª etapa, que compreende a execução da obra.
A expectativa é que a nova unidade beneficie mais de 232 mil cearenses, atendendo a população dos 13 municípios que integram o Maciço de Baturité: Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu, Ocara, Pacoti, Palmácia e Redenção. Além de ampliar a cobertura de saúde no Maciço, a medida também desafoga outras unidades da rede estadual.
A estrutura contará com atendimentos em clínica médica e cirúrgica adulto, pediatria, obstetrícia, UTIs adulto e pediátrica, além de uma ampla rede diagnóstica, incluindo ultrassonografia, tomografia, ressonância magnética, raios X, EEG, ECG, ENMG, endoscopia, colonoscopia e histeroscopia, entre outros serviços.
A unidade de saúde, como foi anunciado pelo governador, vai levar o nome do Papa Francisco, líder da Igreja Católica, que faleceu neste ano de 2025.
O prefeito de Baturité, Herberlh Mota (Republicanos), já afirmou que a chegada do hospital é “um marco” para a história da região. “Uma verdadeira transformação que vamos viver. Mais saúde e dignidade para todo nosso povo”, escreveu ele em postagem nas redes sociais.
Outros hospitais regionais
Desde o início deste ano, a promessa do governador era de que fossem dadas ordens de serviço para três hospitais regionais, do Maciço, do Sertão de Crateús e o do Centro-Sul.
O de Crateús, como destacou Elmano, já está em obras. A previsão é de que ele seja entregue em junho do próximo ano, em 2026.
Já o do Centro-Sul, no município de Iguatu, vai ter a ordem de serviço assinada na próxima sexta-feira (5 de dezembro).
Os novos hospitais, quando entregues, vão se juntar a outras quatro unidades de saúde regionais que existem no interior do Estado. São elas:
- Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral;
- Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte;
- Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim;
- Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte.
