A economia dos micro e pequenos empreendedores do Ceará ganhou novo fôlego em outubro. Segundo o Índice SumUp do Microempreendedor (ISM), divulgado pela empresa global de tecnologia e serviços financeiros SumUp, o estado atingiu 146,15 pontos no mês, o que representa uma elevação de 2,67% em comparação a setembro.
O avanço coloca novamente o Ceará entre os destaques nacionais monitorados pelo indicador. Para Lilian Parola, diretora de Mercado de Capitais e Tesouraria da SumUp na América Latina, o resultado confirma a força do empreendedorismo local.
“O Ceará continua a ser um exemplo notável da força do empreendedorismo brasileiro. A aceleração do crescimento em outubro demonstra a capacidade de expansão dos pequenos negócios locais. Este dinamismo reforça o papel vital que os microempreendedores desempenham no fortalecimento da economia cearense, que é destaque no cenário nacional“, analisa.
Entenda como funciona o índice
O ISM é construído com base em um modelo econométrico que leva em conta variáveis como sazonalidade, diferenças demográficas entre as regiões e o peso de cada estado no PIB nacional. O cálculo também considera o volume de vendas processadas pelos produtos da SumUp.
A publicação mensal do ISM faz parte da iniciativa da fintech de ampliar a oferta de dados e análises sobre a economia brasileira a partir da base da pirâmide.
Há 13 anos no mercado, a empresa atende mais de 4 milhões de pequenos negócios em 36 países da Europa, América Latina, Estados Unidos e Oceania. No Brasil desde 2013, conta com cerca de 950 colaboradores, dos quais 49% são mulheres e 26% pertencem à comunidade LGBTQIAP+.
