O deputado estadual Simão Pedro (PSD) comunicou, nesta quinta-feira (27), que tem sido alvo de ameaças de morte e vem sofrendo tentativas de extorsão. De acordo com o parlamentar, já foram adotadas medidas de proteção e a Polícia Civil iniciou a investigação do caso.
Em nota, o ex-prefeito de Orós decidiu tornar público, pois, “acontecimentos graves” teriam colocado em risco a sua segurança, a de sua família e dos seus assessores, mas não detalhou de quem partiu as ameaças.
“Nos últimos dias, fui alvo de ameaças diretas à minha integridade física e à minha vida, que também se estenderam a pessoas do meu convívio familiar e profissional. As tentativas de intimidação foram realizadas de forma insistente e irregular, inclusive em espaços públicos”, detalhou Simão Pedro.
O parlamentar disse ainda que tem sido alvo de uma tentativa de extorsão, “cujos elementos já foram formalmente apresentados aos órgãos responsáveis e integram o processo de apuração em andamento”.
O político oroense agradeceu à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e ao Governo do Estado do Ceará por terem tomado providências imediatas para a apuração dos fatos e a responsabilização dos envolvidos.
Trajetória
Natural de Orós, Simão Pedro é filho de Luiz Moreira Pequeno e Tereza Cristina Alves Pequeno, ambos ex-prefeitos do Município. Graduado em Administração de empresas e empresário, sua carreira política iniciou-se em 2012, quando foi eleito e reeleito para ser gestor de sua terra natal por dois mandatos.
Na eleição de 2022 a deputado estadual, alcançou 35.414 votos, ficando na primeira suplência do PSD. Com a posse de Gabriella Aguiar como vice-prefeita de Fortaleza, Simão Pedro assumiu uma cadeira no parlamento cearense.
Em 2024, concorreu novamente ao cargo de prefeito de Orós e venceu com 58,41 % dos votos válidos, superando Luhanna Urya (PP). Apesar da vitória, Simão renunciou e, em seu lugar, sua mãe Tereza Cristina, vice na chapa, assumiu o mandato para que o filho seguisse na Assembleia Legislativa.
