O presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Hugo Figueirêdo, recebeu nesta quarta-feira (26) o diretor de Atendimento de Governo da Intel no Brasil, Cristian Oliveira, para discutir possíveis projetos conjuntos em áreas estratégicas de tecnologia.
O encontro também contou com a presença de Joaquim Celestino Júnior, presidente do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos (Iepro) da Uece; Sandoval Bastos, da assessoria da Presidência da Etice; e Ênio Azevedo, gerente de Serviços e Infraestrutura Própria da Etice.
Entre os temas debatidos estiveram soberania digital, transformação digital, educação, inteligência artificial, data centers e o protagonismo do Ceará em políticas públicas voltadas para inovação. O foco, conforme divulgou a Etice, é fortalecer iniciativas que melhorem a vida da população por meio de soluções tecnológicas de ponta.
Durante a reunião, a Intel se colocou à disposição para colaborar com a Etice sem compromisso contratual, oferecendo acesso às tecnologias que domina. A abertura demonstra interesse da multinacional em construir projetos conjuntos com o Estado.
Segundo Hugo Figueirêdo, as propostas apresentadas pela Intel “estão totalmente alinhadas com a estratégia da Etice”, o que reforça a possibilidade de um futuro memorando de entendimento entre as instituições. A conversa, segundo os participantes, marca um avanço importante para potencializar parcerias e ampliar o papel do Ceará como referência nacional em inovação e infraestrutura digital.

Mais sobre a Intel
A Intel é uma empresa multinacional de tecnologia americana conhecida principalmente por projetar e produzir processadores para computadores (microprocessadores) e outros componentes de hardware. Isso inclui chipsets e unidades de estado sólido.
A empresa foi fundada em 1968 e é considerada fundamental para o desenvolvimento da computação moderna, incluindo a criação do primeiro microprocessador comercial, o Intel 4004. A Intel projeta e fabrica uma ampla gama de produtos de hardware e software para computadores pessoais, servidores, dispositivos móveis e outros dispositivos eletrônicos.
Aproximação do Ceará com players tecnológicos
Recentemente, Etice também recebeu representantes do Parque de Inovação Tecnológica (PIT) de São José dos Campos (SP), considerado o maior ambiente de inovação do Brasil e que reúne mais de 300 empresas com atuação em todo o território nacional. O encontro aconteceu no último dia 18 e mostra a disposição do Estado em se aproximar de importantes players no setor de tecnologia.
O encontro teve como objetivo avaliar oportunidades de negócios e novas frentes de inovação.
Durante a visita, a Etice apresentou seus projetos estratégicos em tecnologia e transformação digital, incluindo iniciativas voltadas para infraestrutura, inovação aberta e modernização dos serviços públicos. Em seguida, a equipe do PIT detalhou como o ecossistema paulista atua no apoio à inovação, destacando modelos de cooperação com empresas, governo e centros de pesquisa.
