Menu

CAPS Infantil ganha decoração sustentável com brinquedos feitos de materiais recicláveis

O Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi) Maria Ileuda Verçosa, em Fortaleza, ganhou novas decorações nos últimos meses. A unidade, que integra a rede da Prefeitura de Fortaleza, com gestão compartilhada pela Atenção Primária à Saúde (APS) do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), passou a exibir brinquedos, enfeites e peças criativas confeccionadas a partir de materiais reciclados.

A iniciativa nasceu das mãos do talento de Francisco Liduino, conhecido carinhosamente como “Tio Lidu, funcionário responsável pela limpeza do Capsi há cinco anos. Desde a infância, ele desenvolve projetos artesanais utilizando materiais reaproveitados. Latas, papelão, copos descartáveis e palitos de picolé ganham nova vida no pequeno ateliê improvisado nos fundos da unidade.

“Eu fico imaginando o que posso fazer em seguida. Dependendo da ideia, eu estudo um pouco e coloco em prática. Aqui, meus materiais são, principalmente, o papelão, que reutilizo das caixas recebidas da farmácia, além de cola de isopor e cola quente“, destacou o artista.

Tio Lidu fala da sua disposição pelo amor às crianças (Foto: Divulgação)

Segundo Liduino, sua relação com as crianças surgiu de maneira espontânea. Ele lembra de um episódio em que uma paciente entrou em crise e ele decidiu buscar um brinquedo que havia criado. “Peguei um caminhão e entreguei. Ela foi se acalmando. A partir daí, quando algum profissional precisa de uma das minhas peças, fico feliz em ajudar“, relata.

Ao fim da jornada diária, Francisco se dedica ao ateliê. “Muitas vezes chego e algumas crianças ficam no portão esperando eu abrir. Mas temos muito cuidado: nunca deixo entrarem sozinhas. Elas precisam estar com os pais ou responsáveis do Capsi. Recebo pedidos de brinquedos e faço com o maior amor do mundo“, ressaltou.

A auxiliar administrativa Meiriele Amaro destaca que o trabalho de Tio Lidu já se tornou parte fundamental da rotina do equipamento. “Ele consegue dar conta de tudo. Chega, faz o trabalho dele e quase não precisamos reforçar nada. Com o tempo que sobra, ele oferece às crianças um alívio em vários momentos”, afirma.

Nas datas comemorativas, a parceria dentro da equipe se intensifica. Neste ano, o Capsi ganhou uma árvore de Natal e um boneco de neve feitos inteiramente com copos descartáveis reutilizados.