Menu

Saiba quais são as 10 cidades com maior índice VAF de arrecadação do ICMS no Ceará

Foto: Natinho Rodrigues/Arquivo Opinião CE

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz) elencou as cidades do Ceará em relação ao Valor Adicionado Fiscal (VAF), um dos índices utilizados para arrecadação do ICMS, imposto estadual que incide sobre produtos e serviços. A lista, à qual o Opinião CE teve acesso, mostra o índice oficial de 2025 e de 2026 dos 184 municípios do Estado.

O VAF é um indicador econômico-contábil que corresponde à movimentação econômica dentro do município.

Das 10 primeiras cidades em relação ao VAF na arrecadação do imposto, oito delas estão na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Além da capital na primeira posição, aparecem também Maracanaú, São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Eusébio, Aquiraz, Horizonte e Itaitinga.

Fora da RMF, estão Sobral e Juazeiro do Norte, respectivamente, a quinta e a nona cidades do Ceará no índice do VAF.

Maiores VAFs do Estado:

  1. Fortaleza;
  2. Maracanaú;
  3. São Gonçalo do Amarante;
  4. Caucaia;
  5. Sobral;
  6. Eusébio;
  7. Aquiraz;
  8. Horizonte;
  9. Juazeiro do Norte;
  10. Itaitinga.

Todos os meses, o governo do Estado repassa 25% da arrecadação do ICMS para as cidades. Deste percentual, 25% é distribuído conforme indicadores de educação (IQE), de saúde (IQS) e de meio ambiente (IQM) dos municípios.

Os outros 75% são repartidos conforme o VAF. O cálculo do índice, feito pela Sefaz, leva em consideração a razão entre o VAF médio da cidade nos dois últimos anos e a média do Estado. O resultado, então, é multiplicado por 65%.

Fortaleza é a cidade com o maior VAF do Ceará em 2025, de 24,5199060, quase 20 pontos à frente da segunda colocada, Maracanaú, com 5,9678464.

Pouca população, grande movimentação econômica

Dentre os destaques da lista divulgada pela Sefaz, há cidades que, apesar de pouca população, movimentaram a economia e ajudaram na arrecadação do ICMS. São Gonçalo do Amarante, com pouco mais de 57 mil habitantes — apenas a 33ª maior cidade —, é a terceira no VAF de 2025.

São Gonçalo tem a sua economia impulsionada pelo Porto do Pecém, que tem sido um dos principais fatores do PIB cearense.

Porto do Pecém. Foto: Divulgação/Porto do Pecém

Apenas a 91ª em população – 21.433 habitantes -, a cidade de Icapuí, destino turístico praiano do Estado, é a 13ª no VAF. Quixerê, com a 93ª maior população, é a 16ª no VAF. O principal impulsionador econômico da cidade é a indústria, que corresponde a cerca de 40% do valor adicionado ao PIB da cidade.

Aquiraz e Eusébio, também no top 10 do VAF, são, respectivamente, a 14ª e a 15ª cidades do Estado em população. Enquanto Aquiraz se destaca pela alta demanda turística, como, por exemplo, com o Beach Park e todo o Porto das Dunas, Eusébio possui grande concentração de condomínios de luxo, o que tem atraído empresas para a cidade.

Horizonte, apenas a 18ª cidade em população, aparece na oitava posição geral do VAF. O município é onde estará localizado o Polo Automotivo do Ceará, que vai ser inaugurado neste dia 3 de dezembro, com a presença do presidente Lula (PT).

Outros destaques são: Aracati, 19ª em população e 11ª no VAF; Itaitinga, 24ª em população e 10ª no VAF; Morada Nova, 29ª em população e 18ª no VAF; Limoeiro do Norte, 31ª em população e 14ª no VAF; e Uruoca, 139ª em população e 32ª no VAF.

Grande população, menor movimentação econômica

O contrário, grande população e movimentação econômica relativa inferior, também acontece no Ceará.

Juazeiro do Norte, terceira maior do Estado, por exemplo, é a 9ª no índice do VAF. A cidade é a principal do Cariri e um grande destino do turismo religioso, por conta da história de Padre Cícero no município.

Estátua do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. Foto: Divulgação

Itapipoca, 7ª em população e 23ª no VAF; Maranguape, 8ª em população e 17ª no VAF; Iguatu, 8ª em população e 19ª no VAF; Quixadá, 10ª em população e 30ª no VAF; Tianguá, 11ª em população e 24ª no VAF; e Crato, 17ª em população e 43ª no VAF são também destaques negativos.

Três municípios, apesar de estarem no top 40 de maiores cidades do Ceará, estão abaixo das 100 no índice do VAF.

Granja, no Litoral Norte do Estado, possui uma população de 53 mil habitantes. No VAF, no entanto, é apenas a 101ª.

Na Serra da Ibiapaba, Viçosa do Ceará possui mais de 62 mil habitantes. Localizada em uma região de alta demanda turística, Viçosa aparece aquém de cidades como Tianguá e Ubajara, na 141ª posição em relação ao VAF.

Já no Centro-Sul do Estado, Acopiara, com quase 45 mil habitantes, é a 145ª do Estado no VAF.