O presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Hugo Figueirêdo, recebeu nesta quarta-feira (26) o diretor de Atendimento de Governo da Intel no Brasil, Cristian Oliveira, para discutir iniciativas de interesse comum entre as duas instituições.
Também estiveram presentes o professor Joaquim Celestino Júnior, presidente do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos (Iepro) da Universidade Estadual do Ceará (Uece); Sandoval Bastos, da assessoria da Presidência da Etice; e Ênio Azevedo, gerente de Serviços e Infraestrutura Própria da Etice.
Soberania digital, modernização pública e educação estiveram entre os principais tópicos analisados durante o encontro. O grupo debateu ainda inteligência artificial, datacenters e o papel de destaque das políticas do Ceará nessas áreas tecnológicas voltadas a melhorar o cotidiano da população.
A Intel colocou-se à disposição da Etice para cooperação sem compromisso contratual nas tecnologias que domina. Representantes identificaram possibilidade de firmar um memorando de entendimento entre as entidades para ampliar futuras iniciativas. Hugo Figueirêdo afirmou que as sugestões apresentadas estão totalmente alinhadas com a estratégia da Etice.
PONTOS-CHAVE
O potencial de colaboração entre Etice e Intel recebeu atenção especial, com avaliação de oportunidades de trabalho integrado para ampliar resultados. A Etice destacou que o Ceará tem buscado fortalecer políticas de inovação, aproximando o setor público de soluções tecnológicas avançadas.
A reunião reforçou a perspectiva de futuras ações conjuntas que possam gerar impacto direto em serviços digitais oferecidos à sociedade.
PRÓXIMOS PASSOS
As instituições devem aprofundar discussões técnicas sobre projetos que podem ser desenvolvidos em parceria. Integrantes da Etice avaliarão áreas prioritárias que podem receber apoio tecnológico da Intel. Uma nova rodada de reuniões deve definir o formato ideal para cooperação institucional.
