Menu

Morre Udo Kier, ator de ‘O Agente Secreto’ e ‘Bacurau’, aos 81 anos

O ator alemão Udo Kier morreu aos 81 anos de idade neste domingo (23). A informação foi confirmada por seu marido, Delbert McBride, à revista norte-americana Variety. O artista é conhecido do público brasileiro especialmente por seu trabalho em Bacurau (2019) e O Agente Secreto (2025).

Udo Kier nasceu em Colônia, na Alemanha, em 14 de outubro de 1944. A estreia no cinema veio em 1966, num curta-metragem chamado Road to Saint Tropez, em que vivia um gigolô envolvido com uma mulher mais velha.

Ao longo da carreira, foram mais de duas centenas aparições em filmes diversos. Ficou marcado pelos filmes Carne para Frankestein (1973) e Sangue para Drácula (1974), ambos dirigidos por Paul Morrissey. Também esteve em Garotos de Programa (1991)

BACURAU E AGENTE SECRETO

Em Bacurau, que rendeu o prêmio do júri de Cannes a Kleber Mendonça Filho, Udo Kier deu vida a Michael, o chefe de um bando de estrangeiros que chegava à pequena cidade brasileira para aniquilar seus habitantes.

Em O Agente Secreto, o ator aparece como o “nazista” que posteriormente acaba se revelando como um ex-prisioneiro de campo de conentração da Segunda Guerra Mundial. O filme brasileiro, ainda em cartaz, está entre os cotados a categorias do Oscar 2026.

Entre outros trabalhos, esteve nos live-actions As Aventuras de Pinóquio (1996) e As Aventuras de Pinóquio 2 (1999), quando deu vida ao vilão Lorenzini.

Seu rosto também aparece em outros blockbusters como Blade: O Caçador de Vampiros (1998)Ace Ventura: Um Detetive Diferente (1994)Armageddon (1998).