Na véspera de mais um ano eleitoral, a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, comunicou que, a partir do próximo mês de dezembro, não será mais permitido registrar intenções na missa em nome de figuras políticas. A curiosa decisão foi divulgada nesta segunda-feira (24).
Em nota divulgada, o padre Francisco Ivan de Souza, pároco do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, disse que a decisão “nasce do desejo de preservar o espírito de unidade, oração sincera e neutralidade, garantindo que o altar seja sempre um espaço de encontro com Deus, livre de qualquer expressão que possa gerar divisão ou interpretações inadequadas”, comunicou.
“Continuamos acolhendo com amor todas as intenções pessoais, familiares e comunitárias, sempre com o coração aberto para rezar pelas necessidades de cada fiel”, reforçou padre Ivan.
A intenção trata-se, segundo a liturgia católica, do propósito pelo qual uma missa é celebrada, sendo um pedido de oração para uma pessoa ou situação, seja ela viva ou falecida. O momento serve também como agradecimento por graças alcançadas ou intercessão divina.
O pedido de intenções é comum para quem perdeu um parente ou amigo, sendo escolhido, geralmente, datas especiais, como o aniversário de morte.
