A Prefeitura de Fortaleza alcançou um marco importante no último fim de semana, ao realizar a entrega da 100ª moradia reformada pelo programa Morar Bem, no Grande Bom Jardim. A residência está localizada na Comunidade Marrocos, no bairro Siqueira, e, segundo a Prefeitura, simboliza a transformação de vidas e a ampliação do acesso à moradia digna para famílias em situação de vulnerabilidade.
O projeto é conduzido pela Secretaria do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor), com atuação direta da Coordenadoria de Programas Habitacionais (Cophab).
A visita às casas contempladas contou com as presenças do prefeito Evandro Leitão; do secretário da Habitafor, Jonas Dezidoro; do secretário de Relações Comunitárias, André Barbosa; e do chefe de Gabinete, Eudes Bringel, além de equipes técnicas que acompanham diariamente o andamento das obras. Somente na Comunidade Marrocos, outras 254 residências ainda receberão melhorias dentro da atual etapa do programa.
Entre as famílias beneficiadas está a de Dona Ivoneide, moradora do local há 25 anos. Ela vive com o marido e três filhos e agora celebra a transformação completa do imóvel, que recebeu reparos estruturais, revisão elétrica, pintura e a construção de um novo banheiro.
“Não tinha descarga, não tinha cerâmica, era só balde. Tá um banheiro de luxo, tá tudo lindo. Ganhei presente de Natal antecipado”, celebrou.

Poucos metros adiante, outra beneficiária, Dona Maria Marta, de 87 anos, exibe orgulhosa as melhorias feitas em sua casa. Com gatos, galinhas e netos que vivem próximos, ela celebra o novo banheiro e os reparos estruturais. “Trabalhei tanto para doutor, e agora tenho um banheiro de doutor no meu cantinho. Nunca imaginei”, conta a moradora.
Expansão do programa
Durante o evento, o prefeito Evandro Leitão ressaltou que a meta é levar o Morar Bem para ainda mais áreas da capital. “Finalizamos as 100 primeiras casas totalmente reformadas no bairro Siqueira e este é só o começo do projeto. São mais duas mil melhorias habitacionais previstas para a nossa cidade nesta primeira etapa. Acompanhar de perto a mudança de vida e perceber a emoção das moradoras aumenta a nossa responsabilidade para garantir a ampliação desse benefício”, ressalta.
Além das obras em andamento na Comunidade Marrocos, mais 1.822 melhorias estão previstas para os bairros Moura Brasil e Serviluz, totalizando mais de 2 mil intervenções programadas para os próximos meses. Outras comunidades também deverão ser contempladas com a expansão do programa.
