O deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP) afirmou, em exclusividade ao Opinião CE, que o presidente Lula (PT) concordou com proposta de tarifa zero no transporte público. O parlamentar, que participa nesta segunda-feira (24) de fórum promovido pela Federação dos Transportes (Fetrans) em Fortaleza, já se reuniu com o chefe de Estado, ocasião em que conversou com o presidente.
Segundo Tatto, Lula possui um histórico de implementação de “políticas sociais que transformam a vida das pessoas”. Ele citou programas como o Bolsa Família, ProUni, Minha Casa, Minha Vida e o Pé-de-Meia. O deputado afirmou, então, que faltava uma “ação estrutural na área da mobilidade”.
“Falei como muitas pessoas deixam de ir a consultas, procurar emprego, estudar ou até mesmo namorar por conta do custo elevado do transporte público”, disse.
De acordo com ele, o presidente concordou com a proposta e encomendou que ele promovesse um estudo para mostrar a viabilidade da implementação da medida.
Senado analisa proposta
O Congresso Nacional já analisa um projeto sobre o assunto. No Senado, um projeto de autoria do senador Rogério Carvalho (PT-SE) visa instituir a tarifa zero em todo o País. O relator do projeto é, também, um filiado ao PT, o senador Paulo Paim, do RS.
Conforme Tatto, o projeto no Senado é “uma importante frente de trabalho” para que a medida avance no País.
Em Fortaleza, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) definiu que, a partir de 1º de janeiro de 2026, a passagem inteira será R$ 5,40. A justificativa apresentada envolve uma série de cálculos baseados nos custos operacionais do sistema. O valor estudantil permanece em R$ 1,50.
A queda de 45% na demanda de passageiros desde 2019, segundo a empresa, aparece como fator central para o reajuste. A Etufor afirma que essa redução pesou fortemente no modelo usado para definir a nova tarifa. Além disso, a empresa cita aumentos expressivos nos insumos, como combustível, peças, veículos novos e salários.
