Menu

Lula reforça soberania e diz que Justiça “fez o que cabia” ao condenar Bolsonaro

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) afirmou, neste domingo (23), que todo mundo sabe o que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) fez e que a Justiça tomou a decisão que considerou adequada ao condená-lo.

A declaração ocorreu durante entrevista à imprensa em Joanesburgo, na África do Sul, onde Lula participou da Cúpula de Líderes do G20. O Presidente foi questionado sobre a prisão de Jair Bolsonaro no sábado (22), determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

JUSTIÇA E PROCESSO

Lula ressaltou que não faz comentários sobre decisões da Supremo Tribunal Federal e afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro teve garantido o direito à presunção de inocência.

O petista destacou que o caso envolveu mais de dois anos de investigação, acordos de colaboração e julgamento até a decisão final. Lula reforçou que, uma vez decidido pelo Judiciário, cabe cumprir a pena estabelecida. “Todo mundo sabe o que ele fez”, disse.

RELAÇÕES EXTERNAS

O Presidente também foi questionado sobre a relação com Donald Trump, que reagiu contra o Brasil e ministros do STF após a condenação de Jair Bolsonaro por tentativa de golpe. Lula declarou que os Estados Unidos precisam reconhecer a soberania brasileira e a independência das instituições. “As decisões da Justiça no Brasil estão decididas e devem ser respeitadas“, encerrou.

Com informações da Agência Brasil.