Menu

Quixadá e Quixeramobim recebem o 17º Encontro Mestres do Mundo

Florada de Saberes: arte, memória e transformação. Este é o tema do 17º Encontro Mestres do Mundo, que desembarca na região do Sertão Central entre os dias 27 e 30 de novembro. Nestes quatro dias, Quixadá receberá mestras e mestra da cultura, grupos e coletividades titulados como Tesouros Vivos da Cultura do Ceará, além de professores, pesquisadores e estudantes. Outras atividades ocorrerão no município vizinho de Quixeramobim. O acesso é gratuito e aberto ao público.

Ao todo, serão mais de 30 atividades, entre rodas de saberes, oficinas, feira da economia criativa, apresentações artísticas, aulas-espetáculo e terreirada cultural. Esta edição contará também com a realização do Seminário de Patrimônio Imaterial, com formação de gestores municipais sobre legislação de salvaguarda aos mestres e mestras.

Haverá, ainda, a cerimônia solene de Titulação da Secult Ceará e Notório Saber da Universidade Estadual do Ceará (UECE), no primeiro dia de evento, quando mais de 10 mestras e mestres recebem a honraria.

A edição de 2026 é realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), da Casa de Saberes Cedo Aderaldo e Casa Antônio Conselheiro, em parceria com a Prefeitura de Quixadá e o Instituto Dragão do Mar.

“O patrimônio cultural é mais do que a preservação de prédios, objetos ou tradições: ele é a base viva da memória, da identidade e da história de um povo. É nesse sentido que a Política Pública de Patrimônio Cultural e Memória da Secult Ceará assume papel estratégico para o Estado, pois além de proteger bens materiais e imateriais, também fortalece a identidade, a cidadania e o pertencimento”, defende a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.

A gestora explica que o Encontro Mestre do Mundo é um evento que reúne os guardiões de saberes e oralidades “de valorosa importância na nossa política e de sensibilidade ímpar”. “Mais ainda quando vivemos tempos quando é tão urgente refletir e respeitar nossa ancestralidade para considerar futuros possíveis”, completa.

Programação

A abertura oficial do XVII Encontro Mestres do Mundo será na quinta-feira (27), às 19h, na Praça do Leão, José de Barros, em Quixadá, espaço da Feira de Economia Criativa e de apresentações culturais, que nos dois primeiros dias será a partir das 18h e, no sábado (29) a partir das 16h30.

No Colégio Sagrado Coração de Jesus, na mesma cidade, acontecerá, ao longo do Encontro, o Seminário de Patrimônio Imaterial, que discutirá em mesas temas como “Consórcios, Ciclos e Encontros de Saberes”. Modos de Inclusão dos Saberes Tradicionais e Populares”, “Os Encantados estão Presentes. Políticas de Memória para os Mestres e Mestras”, “As Mestras do Mundo e o Mundo das Mestras” e “Municipalizando as Leis de Proteção dos Mestres e Mestras”.

Ainda no seminário, teremos uma roda de conversa que fará a socialização do censo demográfico dos Tesouros Vivos da Cultura, realizado em 2025 na região do Cariri.

Em Quixeramobim, o Encontro Mestres do Mundo contará com oficinas de educação patrimonial com Adson Pinheiro, de confecção de brinquedos populares com o mestre Dim Brinquedim e de bordado com as mestras Dadá Leitão e Fanca. A programação também traz as aulas-espetáculos do Grupo de Tradição Boi de Estrela, do Latin Duo (Grupo da Argentina e Peru) e do Circus Family (da Argentina e Espanha).

Origem

O Encontro Mestres do Mundo nasceu em 2005 para promover de forma abrangente a cultura tradicional popular cearense. Ao longo de 16 edições realizadas, realizou uma rica troca de saberes em cidades como Fortaleza, Quixadá, Aquiraz, Limoeiro do Norte, Jaguaruana, São João do Jaguaribe, Sobral, Russas, Barbalha, Juazeiro do Norte e Crato e Porteiras.